Levantamento apresenta ranking das Unidades Federativas com maior avanço na digitalização e tem o apoio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia
Será lançado nesta sexta-feira (2/7), das 11h às 12h, em Brasília, com transmissão virtual, o Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. O levantamento – organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) – apresenta um ranking das Unidades Federativas (UFs) com maior avanço na digitalização.
O evento acontece no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, em Brasília, e a divulgação tem o apoio da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É aberto à participação virtual, e os interessados podem se inscrever.
A Lei de Governo Digital (Lei nº 14.129), que entrou em vigor na quarta-feira (30/6) para os órgãos da União, amplia os parâmetros da transformação digital para estados e municípios. Estabelece, por exemplo, que esses entes federados criem canais de prestação de serviços em formato digital, como os portais. Também induz a uma única identidade digital e a ampliação de dados abertos.
“Trabalhamos com estados e municípios para ampliar os avanços que já obtivemos no governo federal. A partir do Gov.br, apoiamos, com o compartilhamento de tecnologia e de conhecimento, ações que aceleram a transformação digital desses entes”, destaca o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. E completa: “O índice é importante para posicionar os estados e incentivar a evolução de todos para um governo digital e integrado. No Gov.br, já temos 12 estados, o Distrito Federal e mais de 100 municípios do país integrados.”
Fonte: Ministério da Economia