Projeto desenvolvido pelos próprios servidores para gerar um ambiente de aprendizagem e valor público é reconhecido pela Apolitical com o prêmio “Global Public Service Team of the Year Awards”
OLA-BORA! gov, laboratório de gestão inovadora desenvolvido por servidores do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, venceu o prêmio Global Public Service Team of the Year Awards 2022 (Time do ano em Serviço Público), divulgado no último dia 9 de janeiro. A premiação é realizada anualmente, desde 2018, pela Apolitical, plataforma global com sede em Londres, focada na melhoria do serviço público e em conectar servidores.
O time foi eleito como o melhor na categoria “Campeões de Aprendizado e Desenvolvimento”, concorrendo com equipes do Reino Unido, Colômbia, África do Sul, Brasil e de outros países. Outras duas equipes brasileiras também foram reconhecidas pelas inovações no serviço público: E.I.T.A! Recife, campeão na categoria Digital Innovators; e Bolsa Verde, do Rio de Janeiro, vice-campeã na categoria Planet Protectors.
Este é o 7º prêmio que o LA-BORA! gov recebe desde que foi fundado por servidores, há três anos. O reconhecimento veio depois da indicação de centenas de equipes de todo o mundo, analisadas por um painel de juízes da Apolitical, que selecionou uma lista de finalistas. Os vencedores foram decididos a partir de votação realizada por servidores e formuladores de políticas públicas de todo o mundo.
Para Luana Faria, Coordenadora-Geral de Integração e Inovação e cofundadora do LA-BORA! gov, “esse prêmio é um grande presente para o LA-BORA, que completou três anos de existência no dia 8 de janeiro de 2023”. Luana ressalta que o laboratório de inovação foi uma iniciativa de servidores públicos, para ser espaço de confiança criativa, experimentação, aprendizagem e inovação. “Esse prêmio é do LA-BORA! gov e de todas as pessoas que fortalecem essa rede de inovação”, completa.
Sobre o LA-BORA! gov
O LA-BORA! gov foi criado em 2019, pelos próprios servidores, com o propósito de apoiar a criação de soluções inovadoras em gestão de pessoas para melhorar a experiência dos servidores e gerar valor público. O ambiente de aprendizagem também tem o objetivo de aproximar os servidores dos usuários finais dos serviços públicos e apoiar lideranças a trabalhar com empatia e foco em pessoas, resultando em maior engajamento e produtividade.
Nos últimos três anos, o LA-BORA! gov realizou mais de 250 serviços, entre oficinas de cocriação, desenvolvimento de soluções inovadoras, mentorias, palestras, pesquisas e cursos, nas modalidades presencial e virtual. Mais de 140 mil servidores foram impactados, de 98% dos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal (SIPEC).
A avaliação anônima dos usuários quanto aos serviços do LA-BORA! gov reflete a percepção e o impacto na vida dos usuários: 99% avaliaram a experiência como boa (28%) ou excelente (71%) e 98% disseram que participariam novamente dessas ações.
Para saber mais sobre o LA-BORA! gov, clique aqui. Nesta página virtual também é possível acessar a Curadoria Temática, um repositório digital de modelos práticos, simples e intuitivos, que podem ser adaptados e aplicados em diferentes realidades no setor público.
OFICINA COM INSCRIÇÕES ABERTAS
As ações do LA-BORA! gov para 2023 já começaram. Estão abertas as inscrições para a oficina Dinâmicas e Jogos Corporativos para engajar pessoas, construir relacionamentos e estimular a inovação, que será realizada no dia 23 de janeiro.
O objetivo é desmistificar as dinâmicas de grupo e apresentar técnicas para criar conexão entre as pessoas, promover criatividade e inspirar a inovação nas equipes. A oficina será realizada em plataforma virtual. Portanto, podem participar servidores dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal de todo o país.
As inscrições para a oficina Dinâmicas e Jogos Corporativos vão até o dia 18 de janeiro e devem ser realizadas na página do LA-BORA! gov.
A oficina será online, pela plataforma Zoom, no dia 23 de janeiro, das 9h às 12h, com atividades ‘mão na massa’. O link para transmissão ao vivo no YouTube será divulgado em breve..
Fonte: Portal do Servidor