O evento foi realizado no SESI Lab – Arte, Ciência e Tecnologia com a presença de servidores públicos do governo brasileiro
OLA-BORA! Gov, laboratório de gestão inovadora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), promoveu na última quinta-feira (22/6) diversas programações com servidores públicos estaduais, municipais e federais do governo brasileiro a fim de debater o tema “Futuro do trabalho no serviço público”. A agenda foi realizada de forma presencial no SESI Lab – Arte, Ciência e Tecnologia de Brasília, dividida em dois momentos principais com dinâmicas e compartilhamento de experiências.
Durante a programação, o grupo de especialistas de todo o governo participou de visita guiada à exposição “O Futuro das Profissões: reflexões sobre as transformações do mundo do trabalho”, na galeria temporária do SESI Lab. A educadora do museu, Bárbara Lopes, explicou que a exibição demonstra todo o universo do mercado de trabalho, pensando em trajetórias de profissionais marcantes, dados do setor profissional, entrevistas com notáveis, vídeos que mostram profissões que deixaram de existir e como o cinema projetou o futuro do trabalho, reportagens com dados atualizados sobre a equidade de gênero e raça, entre outros.
Os servidores também participaram de um tour guiado pelas exposições permanentes do museu, onde puderam interagir com as artes expostas e se conectar com outros colegas em um momento de descontração. Após a visita às exibições, o LA-BORA! Gov promoveu uma roda de conversa para tratar do assunto principal do evento, com o objetivo de colocar em prática a integração entre as pessoas que dividiram suas experiências e jornadas com os colegas.
De acordo com a coordenadora-geral do Laboratório, Luana Faria, o evento visa promover a parceria do LA-BORA! Gov e do Laboratório de Governo do Massachusetts Institute of Technologyb (MIT GOV/LAB), que têm trabalhado juntos em um estudo de caso sobre os novos modelos de trabalho do LA-BORA! Gov: Free-LA e Time Volante.
“O nosso objetivo nesse momento é falar sobre o futuro corporativo e discutir as formas de trabalho que já existem, ressaltando a importância da inclusão e da diversidade. Nós buscamos um futuro mais sustentável, inclusivo e diverso. A nossa ideia é promover pessoas, servidores e servidoras, focando na mudança mental para chegar no futuro mais inclusivo e sustentável”, ressaltou.
Luana explicou que a roda de conversas seguiu um modelo mais informal de troca e conexão. “A ideia é promover habilidades humanas, criatividade, conexão, liderança e comunicação empática. A gente quer conectar corações e não só a mente. Aqui não existe hierarquia, vamos promover todas as pessoas de forma linear”, afirmou.
O pesquisador indiano Vineet Abhishek, fellow do MIT GOV/LAB, também participou do evento para trocar conhecimentos e experiências com servidores do governo brasileiro. “O servidor público deve estar mais engajado com o cidadão do que o serviço privado. E essa deve ser a preocupação do servidor público. A tecnologia pode criar essa relação de confiança entre o cidadão e o servidor”, destacou.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos