Depois de Porto Alegre e Glorinha, hoje (24) Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, recebeu a equipe do Laboratório de Análises de Obras Rodoviárias do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Durante os trabalhos foram retiradas amostras de pavimento ao longo da rua Coronel Oscar Rafael Jost.
A partir da entrada em funcionamento do laboratório, o TCE-RS introduz uma nova abordagem, com o objetivo de qualificar o controle externo em obras de pavimentação. O segmento representa investimento de R$ 2 bilhões no Rio Grande do Sul, entre obras do Estado e dos municípios.
O trabalho realizado em Santa Cruz do Sul contou com a presença de Edmar Hermany, secretário municipal de Obras e Infraestrutura. Recentemente o órgão reativou o Laboratório de Solos e Asfalto, inspirado no anúncio da entrada em funcionamento do equipamento similar do Tribunal de Contas do Estado.
As atividades realizadas esta manhã contaram com apoio da Guarda Municipal de Santa Cruz, que executou os trabalhos de sinalização do trecho e da coordenação e orientação do tráfego nas proximidades. Também participou dos trabalhos de coleta o engenheiro-auditor do TCE-RS, José Henrique Costa Averbeck, do Serviço Regional de Auditoria de Santa Cruz do Sul.
Além de garantir que as obras sejam realizadas com preços justos, os resultados do laboratório servirão para estimular a melhoria da qualidade. Conforme pesquisas de 2022 da Confederação Nacional de Transportes (CNT) 78% das rodovias brasileiras encontram-se em estado péssimo, ruim ou regular, restando apenas 22% consideradas boas ou ótimas.
Fonte: TCE-RS