Artigo escrito por Daniel Espínola, Dilso Marvell e Márcio F. Maurício, servidores qualificados pelo LideraGOV
Quantas pessoas você conhece na Administração Pública que tiveram a oportunidade de ter uma formação completa e especialmente voltada para o desenvolvimento de competências de liderança? Possivelmente poucas, certo?
O que vemos na grande maioria dos casos são líderes autodidatas, que colocam em teste suas evidências, sob diversos riscos e vieses. Muitos ainda percorrem uma jornada solitária, confrontados com dilemas inerentes à tomada de decisão, sem abordagens, vivências, ferramentas ou uma rede de apoio.
Certamente não são os caminhos mais fáceis para se percorrer. Mas o desenvolvimento da liderança não precisa contar com a sorte ou ser tão custoso. E é isso que torna o Programa LideraGov uma oportunidade única na carreira profissional dos servidores públicos. Conheça aqui algumas, dentre as várias razões, para se inscrever na 3ª edição do LideraGov:
- Impactos positivos somente participando do processo seletivo
A participação nas diversas fases do processo seletivo para o Lideragov já é uma oportunidade para analisar sua própria trajetória profissional e refletir sobre qual a sua motivação para exercer uma função pública.
À medida em que os candidatos avançam em cada etapa, são provocados a analisar suas trajetórias profissionais através de diferentes meios e expressões. Você responderá a questionamentos com os quais nunca tinha se deparado, será instado a colocar no papel as respostas e, frente a elas, as primeiras reflexões começarão a brotar.
Ou seja, mesmo antes de iniciar o percurso formativo, você já se depara com muitas reflexões sobre sua vida profissional. E isso é somente o início de uma jornada repleta de aprendizados para uma liderança inovadora, criativa, insurgente e transformadora.
- Autoliderança: a primeira grande sacada
Qual bagagem você traz como um líder? Qual a sua visão de mundo para cultivar uma liderança realizadora? Já parou para pensar sobre isso?
Liderar não é somente inspirar e gerenciar equipes ou direcionar organizações de forma estratégica. É uma vivência muito mais profunda, que envolve também um trabalho de autoconhecimento, autodesenvolvimento e o exercício diário de autoliderança.
E não é à toa que o Lideragov se inicia com sessões e mentorias sobre o tema da autoliderança e “soft skills” (atributos comportamentais). É somente liderando a si mesmo que se pode liderar outras pessoas e as organizações.
- Aulas e acesso a cursos exclusivos
Já imaginou ter uma formação totalmente voltada para desenvolver suas competências de liderança, com os maiores especialistas do Brasil? Acesso a cursos exclusivos para altos executivos com grandes nomes nacionais e internacionais?
O Lideragov proporciona sessões quinzenais de forma online com conteúdos atuais sobre os mais diversos aspectos da gestão pública. Metodologias ativas, abordagens arrojadas e ferramentas digitais criam um ambiente de confiança criativa que estimula a participação colaborativa e torna o processo leve, efetivo e até divertido.
Além dos docentes renomados que guiam essa jornada, você conta com a coordenação impecável de especialistas da Enap e com um grupo de colegas altamente motivados e, o mais importante: dispostos a compartilhar conhecimentos e experiências.
- Para além das aulas: acesso a mentorias com altos executivos
Sabe aquele/a profissional que você considera uma liderança inspiradora? E com quem seria bastante interessante poder compartilhar experiências? O LideraGov pode ser o motivo que faltava para entrar em contato com essa pessoa e ter essa vivência.
O Programa inclui sessões de mentoria coletiva e individual que permitem a interação entre profissionais com mais experiência em determinada área (mentor/a) e com menos experiência (mentorado/a), em um processo que tende a ser bastante enriquecedor para ambas as partes.
- O cultivo de uma rede para uma formação contínua
As sessões, mentorias e atividades do Lideragov são cuidadosamente bem planejadas e executadas, mas os participantes são os maiores protagonistas. Todos são altamente comprometidos com o Programa, participam ativamente das aulas e sempre estão dispostos a trocar ideias e auxiliar os colegas.
E esse profundo desejo de aprendizagem e auxílio mútuo não pára por aí. O futuro do serviço público é construído a partir de uma coordenação em rede. Pensando nisso, todos os egressos do LideraGov passam a integrar uma rede de servidores públicos com alta capacidade de gestão e liderança: a Rede LideraGov.
Ela reúne um conjunto de ações para o desenvolvimento contínuo desses servidores, visando fortalecer o vínculo entre eles, alavancar o resultado dos trabalhos e aprimorar suas competências de liderança, pela possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos. E você não pode ficar de fora dessa!
- Experiências “mão na massa”
Quantas vezes você teve a oportunidade de se auto avaliar e refletir sobre suas expectativas de carreira, identificando pontos fortes e os que devem ser aprimorados ou desenvolvidos? De ser orientado, estimulado e desafiado a empregar estratégias para mobilizar pessoas e fomentar a produtividade da sua equipe? Ou mesmo pensar estrategicamente problemas públicos relevantes?
Ao longo da jornada do LideraGov, os alunos têm a oportunidade de realizar essas e outras atividades práticas e se colocarem no lugar de múltiplos atores envolvidos na construção das políticas públicas – um toque especial à experiência do “saber fazer”. São oportunidades ímpares de mergulhar em si mesmo, em sua equipe e em uma organização, como formas de aperfeiçoar o pensamento sistêmico e a visão de futuro.
- Oportunidades com o início de um novo governo
Governos recém eleitos naturalmente abrem diversas possibilidades para atuação de novas lideranças. Sob orientações políticas mais atuais, as mudanças nos diversos órgãos da administração demandam servidores capacitados e conectados às formas mais modernas de gestão.
Contudo, as mudanças que vivemos não são somente políticas ou administrativas. Vivemos um momento de revoluções sociais e tecnológicas que exigem dos que estão à frente do serviço público o alcance de resultados cada vez maiores a partir de atitudes inovadoras. Aos líderes públicos, é exigido aprender, reaprender e continuar aprendendo para servir, compartilhar e gerar valor público.
Participar do LideraGov é preparar-se para uma etapa histórica de profissionalização do serviço público no Brasil.
O programa permite aos egressos a pensarem como gestores/as de alto desempenho e, sobretudo, a atuarem de forma inovadora com o objetivo mais nobre de qualquer carreira pública: melhorar a vida das pessoas.
Fonte: Portal do Servidor