Feedbacks e sugestões dos usuários vão auxiliar no aprimoramento constante do novo mecanismo
Marco que promove mais um salto de ganho de qualidade na gestão de pessoas na esfera federal, o sistema de acompanhamento, controle de horas e pagamento de Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) da Administração Pública Federal foi oficialmente lançado nesta segunda-feira (5/2), pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em transmitida ao vivo pelo canal do MGI no YouTube.
O novo mecanismo foi criado a partir de iniciativa liderada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI e desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Durante o evento online, também foi apresentado o detalhamento do novo sistema e suas funcionalidades, em um verdadeiro treinamento direcionado às Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).
A GECC é destinada a remunerar os servidores públicos que desempenhem, em caráter eventual, atividades de instrutoria e participação em banca de concursos e vestibulares. Além de agilizar a gestão de todas as etapas relativas à GECC, o novo sistema vai também assegurar maior segurança a todas as etapas do processo.
A live de Lançamento do Sistema da GECC foi conduzida pela chefe de Divisão de Governança em Desenvolvimento de Pessoas, Andrea Maria Rampani, monitora do projeto. Ela apresentou o contexto de criação da solução, histórico e desafios enfrentados e o detalhamento do novo mecanismo. Entre as funcionalidades disponíveis estão, por exemplo, cadastrar evento no qual será realizada atividade passível de pagamento da GECC, local de realização do evento e fazer o cálculo das horas de atividade de GECC que serão realizadas e o valor da gratificação com base nos percentuais de cada atividade. Tudo isso com fluxo simplificado e intuitivo, acelerando e descomplicando todo o processo.
Andrea Maria Rampani destacou que o sistema é incremental e vai contar com refinamento constante. “Vai evoluir ao longo do ano, a partir de necessidades já mapeadas e outras que irão sendo identificadas”, explicou Andrea. Ela ressaltou que a participação dos usuários será vital para o aprimoramento do sistema, enviando feedbacks e sugestões.
Reconhecimento
“Tenho de parabenizar a equipe por mais essa iniciativa, caminhando para reforçar a nossa atuação digital, com plataformas e ferramentas que facilitam a gestão de pessoas e de processos. Essa solução da GECC é mais uma dessas ferramentas que visa, em um local único, amigável e desburocratizado, facilitar a gestão de pessoas na Administração Pública Federal”, disse a secretária adjunta de Gestão de Pessoas do MGI, Regina Camargos.
A coordenadora-geral de Desenvolvimento e Desempenho de Pessoas, Priscila de Figueiredo Aquino Cardoso, lembrou que o tema vinha sendo analisado desde 2019, quando do lançamento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional(Decreto nº 9.991/2019). “Essa é uma ferramenta que vai ajudar muito as equipes de Gestão de Pessoas, gestores e servidores, no acompanhamento, monitoramento e controle do pagamento da GECC”, afirmou Priscila.
“Esse sistema faz parte das ações de transformação digital da Secretaria de Gestão de Pessoas. O que envolve essas ações não é simplesmente o sistema agora apresentando, mas também todo redesenho dos processos, de forma a gente poder simplificar e tornar mais eficientes as nossas operações”, afirmou o diretor de Informações Digitais e Soluções Gerenciais, Antonio Fiuza. Ele ressaltou que inovações desse porte melhoram a qualidade de gestão das políticas públicas.
“Acredito que seja um marco, para a informação em relação à GECC, e para políticas pensadas cada vez mais em subsídios”, reforçou o diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas, Eduardo Almas.
Parcerias
Instituído pela Instrução Normativa SGP nº 1/2024,, o sistema foi desenvolvido pelo Serpro e construído pela Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI em conjunto com diversos órgãos e entidades, com o objetivo de disponibilizá-lo com ferramentas que fossem mais aderentes às necessidades dos órgãos.
Participaram da construção a Fundação Escola Nacional de Administração (Enap), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Instituto Federal Baiano), além do Serpro.
Sistema
O novo sistema já está disponível a todos os órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec), para uso obrigatório e exclusivo a partir de 1º de fevereiro de 2024.
Fonte: Portal do Servidor