Mentoria desenvolvida pela Gestão auxilia órgãos federais no aprimoramento de processos administrativos

Consultoria Executiva Simplifica é uma iniciativa da Secretaria de Gestão e Inovação da pasta

Orientar e capacitar órgãos e entidades da Administração Pública Federal para o aprimoramento de seus processos de trabalho, com foco no valor público gerado, é a proposta da Consultoria Executiva Simplifica, mentoria oferecida pela Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A mentoria destaca a metodologia de mapeamento, redesenho e simplificação de processos. Para isso, propõe a eliminação de atividades redundantes, criação de equipes virtuais e compartilhadas, atualização normativa e definição de atribuições e responsabilidades nos processos críticos e estratégicos selecionados pelas instituições.

A mentoria é realizada por meio de reuniões técnicas e tem duração média de seis meses. Na última seleção aberta, seis órgãos foram classificados dentre oitenta e dois que se candidataram para receber a consultoria. Além desses seis, há uma relação de nove outros órgãos que forma um cadastro de reserva e lista de excedentes para novas vagas.

Na última semana do mês de junho já foram iniciadas as primeiras reuniões de consultoria com quatro órgãos selecionados: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério do Meio Ambiente e Autoridade Nacional de Proteção de Dados. O trabalho com os outros dois órgãos selecionados (Receita Federal do Brasil e Ministério da Justiça e Segurança Pública) devem ser iniciados nas próximas semanas.

Simplifica

A Consultoria Executiva Simplifica – Cex-Simplifica do MGI/SEGES foi criada em janeiro de 2022 para ajudar os órgãos e entidades da Administração Pública Federal a mapear, redesenhar, simplificar e otimizar os seus processos administrativos. Inicialmente em um formato imersivo, em que os próprios consultores realizavam as atividades de mapeamento e redesenho, passou em 2023 para um modelo de mentoria, com o objetivo de transferir o domínio técnico da metodologia da consultoria para os técnicos dos órgãos atendidos concomitantemente à sua execução.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp