Aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado assumirão cargos estratégicos para aprimorar políticas públicas e ampliar a capacidade de entrega do Estado
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou nesta terça-feira (30/9) a Portaria MGI nº 8.314/2025, que autoriza a nomeação de 141 pessoas aprovadas na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). A normativa assegura a composição da força de trabalho no serviço público federal em áreas estratégicas para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas.
As servidoras e os servidores que ingressarão na carreira de EPPGG atuarão em posições de liderança e gestão em diferentes órgãos do executivo federal, desempenhando papel fundamental na elaboração de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e institucional do país.
Segundo a portaria, a nomeação está condicionada à existência de vagas e à adequação orçamentária e financeira, de acordo com o que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Caberá ao MGI a edição dos atos complementares necessários, como editais e portarias específicas, para viabilizar as posses.
As nomeações se referem aos editais nº 1 ao 7, que nortearam a primeira edição do CPNU. O Concurso Nacional se consolidou como um dos maiores certames da história do serviço público federal, simbolizando um modelo inovador de seleção, mais democrático, inclusivo e eficiente, que reúne em um só processo vagas para diferentes órgãos e carreiras. Com a publicação da portaria de autorização, os próximos passos aguardados são a nomeação e posse dos novos especialistas.
Confira na íntegra a Portaria MGI nº 8.314/2025: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mgi-n-8.314-de-29-de-setembro-de-2025-659308801
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos








