Projeto-piloto de compartilhamento de recursos entre servidores é inaugurado em Vitória (ES), no âmbito do programa Unifica
Servidores do Ministério da Economia em Vitória (ES) compartilharão espaço e custeio de recursos de escritório em ambiente de coworking na unidade descentralizada da Secretaria de Gestão Corporativa (SGC), na Gerência Regional de Administração do ME, no centro da capital capixaba. A iniciativa é resultado de ação do Programa Unifica que promove a integração e padronização dos serviços de administração, logística, orçamento, tecnologia da informação e gestão de pessoas das estruturas do Ministério da Economia.
No espaço, os servidores terão acesso aos computadores, à Internet e à Extranet do ME. Poderão usar também telefones, energia elétrica, copa, banheiros, entre outros recursos necessários para garantir tanto o trabalho remoto quanto o presencial. Ainda será possível realizar reuniões presenciais e remotas, trabalho individual e coletivo e pequenos eventos.
A inauguração do novo espaço é oportuna já que muitos servidores estão em fase de adesão ou já aderiram ao Programa de Gestão e estão no trabalho remoto, seja parcialmente ou em tempo integral. Esta é uma iniciativa de aumento da eficiência operacional e de otimização de recursos que se alinha aos objetivos do Programa Unifica, executado pela Secretaria de Gestão Corporativa.
A Gerência Regional de Administração no Espírito Santo comporta outras ações de compartilhamento de áreas e rateio de despesas comuns, que são formalizados por “Termos de Compartilhamento”. Unidades de outros órgãos federais transferiram as respectivas representações regionais para a Gerência Regional. A Superintendência Regional do Trabalho no ES está fisicamente na sede do Ministério da Economia, administrada pela GRA/ES, desde setembro de 2019. O compartilhamento permitiu a redução em gastos com custeio estimada em mais de um milhão de reais por ano.
A Fundacentro no ES mudou-se para a GRA/ES em março de 2021, o que permitiu diminuição de quase 80% (em economia anual estimada em mais de meio milhão de reais). Desde junho de 2021, o escritório regional da Advocacia-Geral da União no ES também está no edifício, em compartilhamento que gera redução em gastos de custeio estimada em quase um milhão de reais ao ano.
As ações de integração, unificação e compartilhamento do Programa Unifica nas unidades descentralizadas da SGC nos estados estão em consonância com as diretrizes do programa TransformaGov, do projeto Racionaliza.
O TransformaGov é o programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov), instituído pelo Decreto 10.382/2020, que reúne um conjunto de soluções de curto e médio prazo desenvolvidas pelo ME para apoiar os órgãos da Administração Pública federal no aprimoramento da gestão, bem como soluções específicas desenvolvidas em conjunto pelas equipes do TransformaGov e do órgão ou entidade participante.O programa já chegou a 75 órgãos e entidades e, até o final deste ano, deve chegar a outros nove. Universidades e institutos federais devem entrar no programa na próxima fase. Mais de 1.700 ações e soluções já foram pactuadas e cerca de 850 concluídas até o momento. A previsão é de que até junho de 2022 as demais ações sejam finalizadas.
Fonte: Portal do Servidor