Documento norteará as ações dos governos federal, estadual e municipal na transformação digital de serviços públicos
A Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos intensificará o diálogo com órgãos e entidades da Administração Pública Federal, com os entes federados e com a sociedade para a construção colaborativa da Nova Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD).
Em reunião realizada com a ministra Esther Dweck, na última semana, o secretário de Governo Digital, Rodrigo Mascarenhas, apresentou as premissas da nova estratégia nacional para oferta, integração, racionalização e simplificação de serviços públicos para o cidadão, que será amplamente debatida com os diversos setores da sociedade.
A Estratégia norteará as ações dos governos federal, estadual e municipal, com o objetivo de ampliar a transformação digital nos quatro cantos do país, oferecendo serviços de melhor qualidade, mais simples, acessíveis e a um custo menor para o cidadão. A ENGD deve ser encaminhada para aprovação do presidente da República e ser publicada até o fim deste ano.
Uma vez publicada, a ENGD será implementada pelos quatro anos seguintes, de 2024 a 2027, alinhada ao período de vigência do Plano Plurianual.
A Estratégia Nacional de Governo Digital propaga a cultura do Governo Digital como política de Estado e busca o alinhamento das ações com a vigência do Plano Plurianual para fortalecer essa política pública e assegurar sua continuidade.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos