Premiações ocorreram durante o Congresso Brasileiro de Pregoeiros, realizado esta semana, em Foz do Iguaçu
As compras públicas realizadas pelo Governo Federal são parte das competências do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e a excelência na prestação desse serviço à sociedade vem rendendo à Secretaria de Gestão e Inovação da pasta (Seges/MGI) uma série de premiações. Nesta semana, o MGI foi destaque no XVII Prêmio 19 de Março, realizado durante a abertura de mais uma edição do Congresso Brasileiro de Pregoeiros, em Foz do Iguaçu (PR).
A Central de Compras da Seges foi premiada por apresentar o melhor Termo de Referência na categoria Editais. Já o sistema Compras.gov.br, também gerido pela Seges, recebeu premiação, na categoria Sistemas, por ter realizado o maior número de pregões em 2022. Ao todo foram 71.195 pregões concluídos no ano passado.
O Compras.gov.br ainda foi considerado o melhor sistema de Pregão Eletrônico de 2022, e também foi premiado por ter realizado, no ano passado, o maior número de licitações com base na lei 14.133/21. Ao todo foram finalizadas 39 mil licitações.
Central de Compras
A Central de Compras, unidade integrante da Seges, órgão central do Sistema de Serviços Gerais (SISG), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, é responsável pelo desenvolvimento, proposição e implementação de modelos, mecanismos, processos e procedimentos para aquisição, contratação, alienação e gestão centralizadas de bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e pelas entidades do Poder Executivo Federal.
Compras.gov.br
O Compras.gov.br é o Sistema de Compras do Governo Federal. Ele é gratuito e também pode ser utilizado pelas administrações públicas municipais, estaduais ou outros órgãos que executem recursos públicos e que queiram adotar procedimentos de licitação previstos na ferramenta.
Fonte: Portal de Compras