Iniciativa é voltada a servidores públicos federais, estaduais e municipais. Pesquisa pode ser respondida até 10 de fevereiro
Com o objetivo de estabelecer uma compreensão compartilhada sobre a inovação no governo, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançou a pesquisa GINGA – Inovação no setor público. A iniciativa é destinada a servidores federais, estaduais e municipais e visa sistematizar conceitos, princípios e referências a partir das experiências concretas de agentes públicos, considerando a diversidade institucional, territorial e social do país.
A pesquisa tem como objetivo compreender o que significa inovar no governo e quais fatores influenciam a inovação no setor público do Brasil, e faz parte do processo de construção do Marco Conceitual da Inovação GINGA. O prazo para responder ao formulário vai até 10 de fevereiro.
Sobre a pesquisa:
.Não há respostas certas ou erradas;
.A participação é voluntária e as respostas são 100% anônimas;
.Não é obrigatório responder a todas as perguntas. Sinta-se à vontade para contribuir apenas com aquelas com as quais se sentir confortável;
.Tempo estimado de resposta: até 10 minutos.
Acesse o formulário Diagnóstico Inovação Governamental e contribua para a construção de um marco conceitual de inovação brasileiro.
GINGA
A GINGA é um movimento que expressa um modo de compreender e praticar a inovação no setor público brasileiro, partindo do reconhecimento de que a inovação no governo emerge das pessoas, das relações institucionais e dos territórios. O conceito surgiu a partir da criação, em 2025, da Coordenação-Geral de Inovação e Governança Estratégica (CGINGA), vinculada à Diretoria de Inovação Governamental (Dinov), da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges) do MGI.
O nome GINGA é um acrônimo que sintetiza os pilares dessa abordagem — Governança, Incentivos, Normas, Gestão de capacidades e Ambiência — e orienta a adoção de soluções inovadoras na formulação e na gestão de políticas públicas.
A participação dos servidores na pesquisa é fundamental para que o MGI compreenda como a inovação acontece no dia a dia do serviço público.
Fonte: Portal do Servidor








