Na cerimônia, realizada em Brasília, mais de 600 servidores foram homenageados em quatro categorias, destacando suas contribuições ao serviço público
Nesta segunda-feira (21), foi realizada a cerimônia do Prêmio de Reconhecimento Profissional ColaboraGov 2024 no Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (ISC-TCU), em Brasília (DF). O evento, organizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) como parte das comemorações do Dia do Servidor Público, é uma iniciativa da Secretaria de Serviços Compartilhados (SSC/MGI) que homenageia servidores das 13 pastas que compõem o ColaboraGov.
Cerca de 690 servidores foram premiados em quatro categorias que reconhecem diferentes contribuições desses profissionais. A categoria Desempenho Funcional homenageou servidores que se destacaram por suas competências técnicas e comportamentais nos ministérios do ColaboraGov. O Jubileu de Ouro celebrou os servidores que completaram 50 anos de serviço público federal em 2024, enquanto o Jubileu de Prata reconheceu aqueles que alcançaram 25 anos de efetivo exercício no mesmo período. Já a categoria Ideias Inovadoras premiou iniciativas que agregaram valor ao órgão e trouxeram benefícios à sociedade.
Durante a abertura do evento, importantes autoridades estiveram presentes, incluindo Cristina Mori, secretária-executiva adjunta do MGI; Isabela Gebrim, secretária-adjunta de Serviços Compartilhados (SSC/MGI); Gustavo José de Guimarães, secretário-executivo do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); Roberta Eugênio, secretária-executiva do Ministério da Igualdade Racial (MIR); Viviane Cesário, secretária-executiva do Ministério das Mulheres (MMulheres); o chefe de gabinete da secretaria-executiva do Ministério do Turismo (MTur); e Fábio Lavor Teixeira, secretário-executivo adjunto do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPA).
Em sua fala, representando a Ministra Esther Dweck, Cristina Mori destacou a importância dos servidores públicos e expressou gratidão aos órgãos participantes do ColaboraGOV. “Gostaria de agradecer a todas as instituições e aos meus colegas aqui presentes, ressaltando que, na verdade, a verdadeira celebração é para aqueles que estão na plateia. O Ministério da Gestão foi criado para fortalecer as capacidades institucionais do Estado. Estou certa de que as pessoas que trabalham no serviço público são essenciais para o processo de valorização e fortalecimento. São essas servidoras e servidores que, ao longo das mudanças de governo, sustentam políticas públicas elaboradas com tanto esforço. Eles são fundamentais para garantir que essas políticas não sejam desmanteladas, mas, ao contrário, possam ser aprimoradas” reforçou a ministra substituta.
Isabela Gebrim, secretária-adjunta de Serviços Compartilhados (SSC/MGI), ressaltou a importância do trabalho colaborativo no ColaboraGov, agradecendo o apoio da equipe e dos órgãos envolvidos. Ela afirmou que o prêmio reconhece o esforço dos servidores que se destacaram em suas funções e que, ao longo dos anos, contribuíram para um serviço público de qualidade e inovador. “Vocês fazem a diferença no serviço público. Estão aqui pelo empenho, pela dedicação e pelo comprometimento com o nosso dever maior, que é servir ao público”, finalizou.
Ao todo, 329 servidores foram reconhecidos na categoria Desempenho Funcional, 344 receberam o Jubileu de Prata, 17 foram agraciados com o Jubileu de Ouro e 13 iniciativas foram premiadas na categoria Ideias Inovadoras. Confira a lista completa dos servidores agraciados.
Premiada com o Jubileu de Prata, a servidora Alessandra Müller Vargas Suzarte, analista de comércio exterior no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), agradeceu condecoração por sua trajetória profissional. “É um reconhecimento pelo trabalho, 25 anos de dedicação. Foram anos exclusivamente dedicados à carreira de analista de comércio exterior, com experiências incríveis ao longo da Esplanada. Acho que esses 25 anos representam uma grande dedicação, e esse reconhecimento reforça isso”, afirmou.
Ideias Inovadoras
Na categoria Ideias Inovadoras, o Ministério da Gestão e Inovação foi premiado pelos projetos da Secretaria de Serviços Compartilhados, “ColaboraGov” e “O Poder da Co-criação – Como Desenvolver Soluções Públicas Inovadoras”. A Secretaria de Governo Digital foi reconhecida pelos projetos “Programa Startup GOV.BR“, “Balcão GOV.BR“, “Acessibilidade no Acesso aos Serviços Públicos utilizando a Conta GOV.BR” e “Portal Identidade Digital para Gestores”. A Secretaria de Gestão de Pessoas também foi premiada pelo projeto “Fábrica de Digitalização”.
O Ministério do Planejamento e Orçamento foi premiado pelas iniciativas da Secretaria de Orçamento Federal, com o projeto “Orçamento Cidadão da Lei Orçamentária Anual de 2024”. A Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos foi reconhecida pelo projeto “Aplicativo de Monitoramento do Processo de Sanção e Veto em PowerApps”, e a Secretaria-Executiva recebeu o prêmio pelo projeto “Veredas de Monitoramento de Processos”.
O Ministério da Fazenda foi reconhecido pelas iniciativas da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, com o projeto “Portal de Compras Internacionais”. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional foi premiada pelo projeto “Elas por Elas – Mentoria Feminina na PGFN”, e a Secretaria do Tesouro Nacional recebeu o prêmio pelo projeto “Utilização de Inteligência Artificial para Classificação de Despesas Públicas de acordo com o Padrão COFOG”.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos