Estratégia deve enfrentar o aumento de risco de desastres
Motivado pelas recentes e constantes mudanças climáticas que têm causado destruição em várias cidades do país, o Ministério das Cidades publicou uma Portaria criando o Grupo de Trabalho para adaptação das cidades aos eventos extremos ocasionados pelo clima. A finalidade do Grupo é propor estratégia ministerial em alinhamento com a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. A Portaria é assinada pelo secretário executivo do ministério, Antonio Vladimir Moura Lima.
Fazem parte do Grupo de Adaptação as secretarias nacionais de Habitação, de Periferias, de Mobilidade Urbana e de Saneamento. O Grupo de Trabalho Cidades Adaptação terá duração até o dia 31 de dezembro de 2024.
Nesse período deve elaborar relatórios para subsidiar a elaboração do Plano Setorial Cidades – Adaptação, integrante do Plano Clima, e propor diretrizes para promover a transição ecológica e climática nas políticas conduzidas pelas secretarias nacionais integrantes do GT. Esses relatórios serão encaminhados ao comando do Ministério das Cidades e da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.
O Ministério das Cidades já tem adotado projetos para que as construções sejam mais ecológicas. Um dos grandes motores da construção civil hoje no Brasil é o programa Minha Casa, Minha Vida e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que financiará grande parte das obras selecionadas pelo Ministério das Cidades.
O ministério, junto com a Casa Civil e o Ministério de Minas e Energia, já está trabalhando para que a energia usada no programa Minha Casa Minha Vida seja proveniente de fazendas de produção de energia solar, gerando ganho ambiental e econômico para as famílias.
Fonte: Ministério das Cidades