Dweck compôs a mesa de abertura do Seminário Ética na Gestão, promovido anualmente pela Comissão de Ética Pública
O constrangimento às práticas de ética e integridade, associados à falta de transparência, têm o condão de abalar a confiança da população nas instituições públicas e no próprio governo”, destacou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao falar sobre a prevenção de conflitos de interesse na gestão. O assunto foi tema do XXIII Seminário Ética na Gestão, promovido pela Comissão de Ética Pública (CEP), a instância consultiva do presidente da república e ministros em matéria de ética.
A ministra, que compôs a mesa de abertura do evento ao lado do presidente da Comissão de Ética Pública, Edson Sá Teles, e do ministro da Controladoria Geral da União, Vinicius Marques de Carvalho, explicou a forma com que a prevenção de conflitos de interesse tem sido tratada no âmbito da pasta da Gestão.
“No nosso Ministério criamos uma Assessoria de Participação Social e Diversidade, dentro do Programa de Integridade, justamente porque a ética na gestão, como propõe o título do seminário, deve dar um basta definitivo aos comportamentos que incentivam a misoginia, o racismo, o etarismo, a LGTfobia e preconceitos de qualquer espécie”, afirmou Dweck.
A ministra ainda ressaltou que o compromisso do Ministério da Gestão é de ser um facilitador de soluções a partir e para os operadores da gestão pública. “Gerir é cuidar, é nutrir, é viabilizar, e a ética e a integridade são atributos definitivos e inexoráveis da gestão”, destacou.
Já o presidente da CEP, Edson Sá Teles, anunciou a celebração de um Acordo Técnico com a Controladoria Geral da União para a promoção de ações voltadas à prevenção de conflitos de interesse na gestão.
“Teremos o desenvolvimento de várias campanhas, inclusive com o apoio do Ministério da Gestão, e, no segundo semestre, vamos trabalhar numa nova proposta de decreto para tratar da ética pública”, afirmou.
Seminário Ética na Gestão
O Seminário Ética na Gestão é realizado pela Comissão de Ética Pública (CEP) anualmente, desde o ano de 2001, visando disseminar informações sobre os assuntos relacionados à ética no serviço público, compartilhar experiências e instrumentos para implementação da ética nas organizações e promover debates de temas relacionados à ética, envolvendo agentes públicos e especialistas.
O Seminário, direcionado aos agentes públicos com responsabilidades pela gestão da ética nas entidades e órgãos e aos integrantes de Comissões de Ética setoriais, conta com a participação de palestrantes e painelistas especialistas na matéria, nacionais e/ou estrangeiros, além de representantes da sociedade civil e do setor privado.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos