Nesta quinta-feira (12/1), Esther Dwek participou da apresentação do novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, e garantiu que o fortalecimento das carreiras será prioridade na sua gestão
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwek, reafirmou na tarde desta quinta-feira (12/1) que as relações de trabalho e o fortalecimento das carreiras serão prioridades nesse primeiro ano da sua gestão. A declaração aconteceu durante evento na sede do Ministério, em Brasília, onde Dweck apresentou o novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, aos servidores da pasta e a alguns representantes de entidades sindicais.
“Teremos um diálogo muito próximo com os servidores e suas entidades representativas. Precisamos reconstruir uma relação democrática, de cooperação e de respeito com o servidor público”, destacou. A ministra agradeceu ao trabalho de todos os servidores e o aceite do secretário Sérgio Mendonça ao convite feito por ela e pelo presidente Lula, dizendo que “este será um ano de muito trabalho, já que as outras pautas da secretaria também serão bastante demandadas”.
O secretário Sérgio Mendonça reforçou a fala da ministra e prometeu resgatar o diálogo com as entidades representativas dos servidores públicos federais. “Esse compromisso de diálogo e negociação com os servidores já foi tornado público pelo próprio presidente Lula, com a criação da mesa nacional de negociações, em 2003, foi promessa da última campanha eleitoral e reafirmado pela ministra Esther em diversas manifestações públicas”, afirmou. No último dia 3 de janeiro, a ministra Esther Dweck anunciou a criação da mesa permanente de negociação com os servidores.
O diálogo com as entidades representativas dos servidores e a melhoria da gestão no serviço público federal, de acordo com Mendonça, são lados de uma mesma moeda que têm o objetivo de tornar os serviços públicos mais participativos, transparentes e acessíveis para a população brasileira.
Desafios
Segundo o novo secretário, os desafios no contexto político e econômico são enormes, e entregar serviços públicos de qualidade é tarefa obrigatória de qualquer governo democraticamente eleito. Por isso, Sérgio Mendonça ressaltou a importância da criação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. “Foi uma decisão acertada que contribuirá estrategicamente para a reconstrução das estruturas da administração federal e das políticas públicas exercidas por ela”.
Sobre a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, que acaba de assumir, Mendonça destacou a importância de suas atribuições. “A responsabilidade é enorme. A secretaria é responsável pelo processamento mensal da folha de pagamento do pessoal civil da administração pública federal. Um montante anual de cerca de 190 bilhões de reais para 570 mil servidores ativos, 418 mil aposentados e 236 mil instituidores de pensão, ou seja, mais de um milhão e 200 mil pessoas”, descreveu o secretário.
Para realizar esse trabalho da folha de pagamento e demais atribuições, a secretaria conta com 927 servidores, distribuídos em seis departamentos que tratam de temas como concursos, remuneração e benefícios, carreiras e desenvolvimento de pessoas, relações de trabalho, folha de pagamento, ex-territórios e órgãos extintos.
Fonte: Portal do Servidor