Vinícius de Carvalho participou de evento no Rio de Janeiro que discute perspectivas para a indústria de infraestrutura
O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, participou nesta quarta-feira (20/9) do Rio Construção Summit, no Rio de Janeiro, e destacou a necessidade de atuação do estado na retomada do setor de infraestrutura para o desenvolvimento do Brasil. Carvalho afirmou que essa “é uma indústria que sofreu muito nos últimos anos com a falta de investimento, com regulações inadequadas, e daqui para frente temos um momento promissor”.
Em sua fala no painel sobre o papel do compliance no diálogo entre os setores público e privado, o ministro da CGU lembrou que o governo federal anunciou recentemente o novo PAC, com forte investimento na área de infraestrutura, inclusive lidando com temas como transição climática, transição digital e outros.
Nesse cenário, Carvalho ressaltou que a integridade é uma das premissas para reconstruir o setor de construção brasileiro. “Estamos atuando para fazer com que todo o processo de reorganização desse setor no Brasil seja realizado dentro de parâmetros de integridade, muito rigorosos e adequados ao que se espera de uma indústria moderna, de uma indústria que quer se desenvolver dentro de padrões adequados tanto na perspectiva de compliance como de anticorrupção”, afirmou.
O ministro disse, ainda, que a indústria de construção civil está à altura do Brasil para dar conta desse desafio. “Nosso caminho adiante é a mobilização do setor privado e a construção de estruturas públicas e privadas robustas para prevenção da corrupção por meio da integridade”, sustentou.
O painel contou com a participação de Eduardo Staino, diretor de Compliance e Auditoria Interna da Andrade Gutierrez, e Diogo Bardal, diretor associado de Operações na International Finance Corporation (IFC). A moderação foi feita por Rafael Mendes Gomes, corresponsável por Integridade e Gestão de Riscos e Auditoria Interna na Novonor.
Summit
O Rio Construção Summit é evento internacional que promove discussões sobre a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil.
A realização é do Sinduscon Rio, com organização da Open Brasil e apoio da Firjan. A Prefeitura do Rio de Janeiro e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação e Interesse Social, assim como o Sebrae-RJ, são patrocinadores do evento.
Fonte: CGU