Objetivo é impulsionar a aviação regional e o desenvolvimento do sertão pernambucano
Norteado por uma importante diretriz do Governo Federal, de fomentar a aviação regional no país, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou nesta quarta-feira a liberação de R$ 14,2 milhões para obras de ampliação do Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada (PE).
Localizado no sertão pernambucano, a cerca de 400 quilômetros da capital do estado, Recife, o Aeroporto de Serra Talhada vai ganhar novos taxiway e pátio de aeronaves, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional e estacionamento de veículos.
Atualmente, aeronaves de pequeno porte, como o Cessna Gran Caravan, que transporta até nove passageiros, operam no terminal. Com as melhorias, o aeroporto estará apto a receber aviões maiores, como o Embraer E195-E2, com capacidade de 132 lugares.
“É fundamental investir na aviação regional para ampliar a integração do país. Aeroportos bem estruturados possibilitam que mais pessoas utilizem o transporte aéreo, uma das metas do Governo Federal”, afirmou o ministro Márcio França.
De acordo com o secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, as obras devem durar cerca de 14 meses. “Vai haver um aumento do nível de segurança, o que estimula a aviação comercial no semiárido nordestino”, declarou.
Para a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, a ampliação do terminal vai fomentar o turismo da região. “A chamada Rota do Cangaço vai ser beneficiada, intensificando o desenvolvimento da nossa cidade, grande polo do sertão pernambucano”, afirmou a prefeita.
Serra Talhada
Emoldurada pela caatinga, Serra Talhada é uma das 17 cidades que compõem o Sertão do Pajeú.
Terra do ícone do cangaço, Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o município é conhecido também como “a capital do xaxado”, ritmo que nasceu em Pernambuco, no século 20.
Com uma população de 92.228 habitantes, Serra Talhada se destaca como polo regional do sertão pernambucano em saúde, educação e comércio.
Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos