Trecho da BR-251, antes de competência distrital, estava com pavimento da época da fundação de Brasília
Os ministros da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e da Secretária de Governo, Flavia Arruda, vistoriaram nesta quarta-feira (3) as obras de reconstrução de 15 quilômetros da BR-251, a única rodovia transversal que corta o Distrito Federal, no trecho entre Santa Maria (DF) e Unaí (MG). Antes sob responsabilidade do governo local, a rodovia foi federalizada em setembro passado.
“Com a federalização veio o senso de urgência. Fomos em busca dos recursos e, já neste mês, pretendemos entregar a obra, que beneficiará muita gente aqui no DF”, afirmou o ministro da Infraestrutura. Segundo ele, os trabalhos, iniciados em outubro, devem ser encerrados ainda em novembro. O pavimento do trecho ainda era o construído na época da inauguração de Brasília, em 1960.
BR-251 – A vistoria ocorreu onde fica localizado o entroncamento com a BR-040 e a DF-140. Para quem vem de Unaí/MG, o intervalo em obras é o que chega a Santa Maria. Dos trechos que já passaram por obras, o que liga Unaí ao Distrito Federal é um dos mais utilizados. O valor da intervenção foi de R$ 20,5 milhões.
O DNIT e GDF discutem agora a formalização de uma parceria que possibilitará, ainda em 2021, um aporte distrital de R$ 9 milhões para incrementar a restauração do trecho. “Essa obra era uma demanda antiga da população. É um trecho da BR muito perigoso, cenário de muitos acidentes. A reconstrução vai melhorar o fluxo do trânsito em torno de localidades como o Jardim Mangueiral, São Sebastião, Jardim ABC e Jardim Botânico”, declarou a ministra Flávia.
Fonte: Ministério da Infraestrutura | Imagem: Ricardo Botelho/MInfra