Novo portal Compras.gov.br privilegia comunicação com o mercado

Com um layout mais moderno e intuitivo, o site facilita a navegação e a experiência de fornecedores. Transparência também é destaque, pois cidadãos acessam dados das compras e dos gastos da União

O novo portal de Compras do Governo Federal, o Compras.gov.br, foi lançado nesta segunda-feira (13/12) pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) do Ministério da Economia (ME). Durante evento virtual, a equipe do ME detalhou as novidades do site, como o layout e a divisão de acordo com o público-alvo – Fornecedor, Agente Público e Cidadão – visando facilitar o acesso às informações e a experiência de navegação.

“Queremos criar o melhor portal de conteúdo sobre os sistemas, normativos, novidades e capacitações em contratações públicas. É um primeiro grande passo rumo à transformação da comunicação com fornecedores, agentes públicos e sociedade”, afirmou o secretário-adjunto de Gestão da SEDGG, Renato Fenili. “Um dos focos também foi privilegiar a comunicação com o mercado, queremos aumentar a competitividade nos processos de contratação”, complementou.

Para desenvolver o novo portal, a SEDGG se baseou nos ambientes e serviços mais utilizados pelos usuários. O ambiente de consulta detalhada, por exemplo –, que é uma das seções mais acessadas –, terá destaque no portal Compras.gov.br. Neste ambiente, os interessados poderão acessar itens como “Pregões abertos para proposta”, “Dispensas Eletrônicas abertas para proposta”, “Pregões abertos para lance” e “Atas de Registro de Preços”.

Para o secretário-adjunto, a ideia é facilitar o acesso de quem está navegando. “É importante ressaltar que o site está aderente às questões de acessibilidade para que todos os interessados possam utilizar o novo portal”, disse Fenili.

Os agentes públicos que utilizam o portal de compras terão uma página reformulada e simplificada. A nova apresentação reúne todas as informações e ferramentas necessárias para otimizar os processos de compras e contratações.

Já para os cidadãos, o foco será na transparência ativa. De forma simples e intuitiva, será possível acessar diversos painéis para a análise das contratações públicas e dos gastos da União.

Nova Lei de Licitações

Outro destaque do portal é a seção sobre a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que traz toda a atuação do ministério para regulamentar este normativo. Ao todo, já foram identificados mais de 60 pontos da nova lei que precisarão ser atualizados ou revisados. Até o momento, o ME realizou 14 consultas públicas e publicou nove normativos sobre o tema.

Fonte: Ministério da Economia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp