O uso do BIM em construções industriais em pauta

O seminário “Obras Públicas: BIM Experience” chegou ao seu último dia com grandes debates, como o BIM em construções industrializadas e em edificações, apresentados na manhã desta quinta-feira.

O arquiteto e sócio diretor da Tecverde Engenharia, Pedro Virmond Moreira, abordou o desenvolvimento de produto por meio de ferramentas BIM para construções industrializadas, mostrando todo o processo produtivo da empresa nesta nova dinâmica de mercado, com mudanças profundas, grandes disrupções, caracterizado pela digitalização de produtos e processos.

Considerada a fábrica mais automatizada da América Latina, a Tecverde trouxe para o Brasil os conceitos de tecnologia mais avançados no mundo para construções mais eficientes.

O BIM apresenta uma forte tendência no mercado nacional e entra como um facilitador no processo construtivo, proporcionando um nível de detalhamento altíssimo, além da redução de desperdício e tempo de execução de processos, previsibilidade, disciplina, menor variabilidade de processos e tomada de decisões com base em valores coerentes”, explica o arquiteto.

Encerrando o ciclo de palestras desta manhã, a arquiteta e urbanista, especialista em Obras Públicas, Silvia Rolim de Moura, apresentou cases exitosos de elaboração de projetos e execução de obras com a adoção do BIM, mais especificamente os processos de contratação e fiscalização em BIM adotados em contratação realizada pela Paraná Edificações em Curitiba; o projeto piloto em BIM executado em Marialva-PR; e o Decreto Estadual 3080/2019, que instituiu a Estratégia BIM PR.

O seminário contará ainda com dois importantes painéis na tarde desta quinta-feira. O consultor e presidente da Câmara Brasileira de BIM (CBIM), Alexander Justi, irá discutir o “Projeto colaborativo integrado em BIM”, e o engenheiro e procurador do Estado do Paraná, Hamilton Bonatto, abordará “Os aspectos legais do BIM e suas implicações na Administração Pública brasileira”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp