Com investimento de quase R$ 540 milhões, trabalhos no Contorno Norte se desenvolvem com agilidade, representando um marco no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária de Mato Grosso
As obras do Contorno Norte de Cuiabá (Rodoanel), na BR-163/MT, estão avançando rapidamente. Trata-se do maior empreendimento rodoviário em execução no Mato Grosso, realizado graças à parceria entre os governos Federal e do estado. Com investimentos na ordem de R$ 540 milhões, as obras são realizadas em quatro frentes de trabalho simultâneas e contemplam:
.Construção de um viaduto com 130 metros de extensão.
.Construção de uma ponte de 230 metros sobre o Rio Cuiabá.
.Realização de serviços de terraplenagem no trajeto do Rodoanel, incluindo o entroncamento com a rodovia estadual MT-010 e em trecho no município de Várzea Grande.
Importância
Com uma extensão total projetada de aproximadamente 52 quilômetros – 21,5 quilômetros em andamento e 30,2 quilômetros em fase de aprovação de projeto –, o futuro Rodoanel conectará de forma estratégica a Região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, ao Distrito Industrial de Cuiabá. Quando concluída, irá desafogar o trânsito na região metropolitana da capital e fortalecer a atividade econômica do agronegócio.
O trajeto percorrerá importantes rodovias, como:
.MT-010 (Estrada da Guia)
.MT-251 (Estrada da Chapada)
.BR-364/MT
Ao longo do percurso, está prevista a construção de 15 Obras de Artes Especiais (OAEs), incluindo quatro pontes, quatro viadutos, uma trincheira na Avenida Antártica e seis passagens de nível.
Durabilidade
Os 52 quilômetros do Rodoanel serão completamente duplicados, utilizando exclusivamente pavimento rígido de concreto, que oferece durabilidade de 30 anos – significativamente superior à média de 10 anos do asfalto convencional. Essa tecnologia de pavimentação representa o que há de mais avançado na engenharia rodoviária brasileira, além de ser adequada para trechos com alto tráfego de veículos pesados.
Com a conclusão das obras, os veículos de grande porte evitarão o tráfego no centro da cidade, o que resultará na redução do congestionamento e na melhoria do fluxo de veículos leves em Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, o empreendimento facilitará significativamente o transporte de cargas que seguem pela BR-163/MT, proporcionando acesso direto ao terminal ferroviário da região Sul do estado e aos portos de Santos (SP). Da mesma forma, beneficiará o transporte pela BR-070/MT em direção ao Pantanal e pela BR-163/MT para a região Norte do estado, incluindo os portos do Arco Norte, localizados no estado do Pará.
Fonte: Dnit