As obras em rodovias federais foram uma constante ao longo de 2020. Mesmo com a Covid-19, o Ministério da Infraestrutura adotou os protocolos de saúde necessários e manteve o ritmo de entregas de pavimentação, duplicação e recuperação de vias e construção de trevos.
A última entrega feita pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, nessa segunda-feira (30/11), foram mais 21,4 quilômetros de pavimentação na BR-419/MS, divididos em três novos trechos, entre os municípios de Rio Negro e Rio Verde do Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul.
“São 21,4 quilômetros que se somam aos 1.111 quilômetros de estradas que já construímos e restauramos durante este ano, reforçando nosso compromisso em manter nossas rodovias em boas condições de trafegabilidade e proporcionar maior segurança aos usuários”, destaca o ministro.
No total, foram pavimentados, ao longo deste ano, 36 dos 52,5 quilômetros que fazem parte do lote 1 do empreendimento. Em outubro, outros 14,6 quilômetros já haviam sido concluídos. O restante da obra, que tem um valor total de cerca de R$ 140 milhões, deve ser finalizado em 2021.
Obras entregues e em andamento
Mato Grosso
Ao longo de 2020, mais de 277 quilômetros de rodovias federais que cortam o estado do Mato Grosso foram revitalizadas e tiveram o asfalto recuperado para dar mais segurança aos usuários que passam pelas estradas.
Um exemplo é a BR-364, importante para o escoamento da produção do agronegócio. Pela estrada trafegam, em média, 5 mil caminhões de carga por dia. Eles passam por ali e seguem para o terminal ferroviário da Ferronorte ou para os portos de Santos (SP) para, depois, as cargas serem embarcadas para o mercado internacional. A BR-364 teve 44 quilômetros revitalizados.
Rio Grande do Sul
Com a proximidade do fim do ano, o mês de novembro teve várias obras iniciadas e finalizadas que beneficiarão a população, o transporte de mercadorias e a economia. Para dar mais segurança aos motoristas e pedestres, no último dia 20, foram iniciadas na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a construção de um trevo na BR-158 e a implantação da terceira pista na serra de Jaguari, que fica na BR-287.
A terceira faixa, com 2,3 quilômetros de extensão, na subida da serra, eliminará ponto de manobras inseguras. Em três meses, as obras estarão finalizadas, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
Pernambuco
Em breve, Pernambuco terá mais um trecho de estrada duplicada. Será na BR-423, rodovia federal por onde circulam diariamente cerca de 17 mil veículos. A via liga a região de Caruaru à cidade de Garanhuns. A licitação para a duplicação foi lançada pelo Dnit. O início dos serviços está previsto para o segundo semestre de 2022 e abrange também a restauração de pistas, interseções, viadutos, passagens inferiores, pontes e passarela. As melhorias reduzirão congestionamentos, diminuindo assim o tempo de viagem dos usuários e darão mais segurança a quem transita por lá.
Acre
Foram investidos aproximadamente R$ 80 milhões, no Acre, na restauração dos 12 segmentos mais críticos da BR-317. No último dia 12, foram finalizados os 52 quilômetros das obras, iniciadas em 2019. Desde a implantação, no fim dos anos 1990, a rodovia federal nunca tinha recebido uma intervenção desse tamanho, de acordo com o Dnit.
As melhorias garantem as condições de trafegabilidade na região do Alto Acre, localizada na porção sudoeste do estado. Os municípios de Capixaba, de Epitaciolândia e de Brasileia são diretamente beneficiados.
Goiás
Em Goiás, os serviços foram de restauração na BR-414, no segmento entre as cidades de Cocalzinho de Goiás e Corumbá, com 15 quilômetros de extensão. É feita a restauração completa do segmento, com a construção de novos acostamentos e também terceiras faixas, finalizando com a implantação da sinalização horizontal. O conjunto de ações favorecerá ainda mais o desenvolvimento da região, com forte apelo turístico, e proporcionará mais segurança e conforto aos usuários da rodovia.
Bahia
No último dia 20, o Dnit promovia serviços de manutenção na BR-030, na Bahia, no segmento de 88 quilômetros localizado entre os municípios de Iuiú e Guanambi. Nessa etapa, foram feitos serviços de aplicação do microrrevestimento asfáltico e sinalização.
A rodovia é importante para o turismo regional, pois é porta para as praias do Baixo Sul Baiano, cortando os estados de Goiás, Minas Gerais, se estendendo até o município de Maraú.
Fonte: Governo Federal