Solução inovadora foi destaque no Prêmio Conip por consolidar e facilitar o acesso a informações sobre obras financiadas com recursos federais, além de fortalecer a fiscalização e o controle social
Aplataforma Obrasgov.br, uma das soluções inovadoras desenvolvidas pela Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (Seges/MGI) em parceria com Controladoria-Geral da União (CGU), foi a grande vencedora do Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública 2024, na categoria Transparência. O anúncio foi realizado na noite desta quinta-feira (29/8), durante solenidade em Brasília.
A premiação reconhece projetos de destaque que simplificam processos e fortalecem a interação entre governo e cidadãos com o uso da tecnologia para melhorar os serviços públicos no Brasil. Desenvolvido para ser uma solução de governança dos investimentos em obras com recursos federais, o Obrasgov.br se alinha a esses objetivos, promovendo transparência e eficiência na gestão dos projetos de infraestrutura no país.
Ao consolidar, sistematizar, centralizar e tornar gerenciável o controle sobre o universo de obras públicas financiadas pela União, em suas diversas ações e políticas, em todo território nacional, o Obrasgov.br facilita o acesso às informações sobre o andamento e o status dos projetos, impactando positivamente na efetividade da execução das políticas públicas e na tomada de decisão por parte dos gestores, além de viabilizar o controle social.
“Estamos honrados com este reconhecimento do Prêmio Conip, que reforça o impacto do Obrasgov.br tanto como ferramenta de transparência pública, com informações apresentadas de forma simples ao cidadão, quanto para melhoria contínua da governança pública das obras no Brasil”, afirmou Regina Lemos, diretora de Transferências e Parcerias da União (Dtpar) da Seges/MGI, responsável pela plataforma.
Ainda dentro da programação do Prêmio Conip, Giovanna Alexsandra Barreto Ferreira, coordenadora-geral de Informações e Monitoramento de Obras (CGIMO) da Dtpar, apresentou a iniciativa em painel dos vencedores, realizado nesta sexta-feira (30).
Premiação
Promovido desde 1998, o prêmio Conip reúne especialistas de todo o país que avaliam os trabalhos submetidos e selecionam aqueles que mais contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública. Mais de 100 iniciativas foram inscritas nesta edição do prêmio, e somente 15 participaram da final.
O Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), outra importante inovação desenvolvida pela Seges/MGI, também foi uma das iniciativas finalistas da premiação este ano. A plataforma centraliza informações sobre compras governamentais, como planos de contratações anuais, licitações e contratos. Desde a sua criação, não é mais necessário procurar dados sobre contratações públicas em diversas fontes, como diários oficiais e sites de órgãos específicos, o que proporciona acesso facilitado aos interessados.
O PNCP, portanto, torna os dados de compras públicas mais acessíveis e representa maior potencial de monitoramento dos cidadãos às políticas governamentais, oportunidades de negócios com a facilitação na busca por parcerias com o governo, e estímulo à competição saudável e redução de custos.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos