Consulta permite acompanhar a evolução dos gastos da cinco agendas: mulheres, crianças e adolescentes, igualdade racial, povos indígenas e ambiental; os dados estão disponíveis em sistema aberto
O Painel do Orçamento Federal passou a contar, a partir desta segunda-feira (19/2), com uma nova consulta: Agendas Transversais e Multissetoriais. Ela permite o acompanhamento da execução das ações orçamentárias associadas a cada uma das cinco Agendas Transversais e Multissetoriais prioritárias do governo federal: Mulheres, Crianças e Adolescentes (inclusive Primeira Infância), Igualdade Racial, Povos Indígenas e Ambiental. São mostrados tanto os gastos exclusivos quanto os não exclusivos. Nas situações em que a ação orçamentária integra duas ou mais Agendas (ações transversais), o gasto é considerado não exclusivo.
O Painel do Orçamento Federal é uma aplicação web gerenciada pela Secretaria de Orçamento Federal do MPO, que disponibiliza dados orçamentários da Administração Pública Federal, mantidos no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP). É uma ferramenta de transparência que permite aos cidadãos, pesquisadoras e demais interessadas acessarem informações detalhadas sobre a alocação e a execução dos recursos federais, facilitando o entendimento sobre como os recursos públicos são distribuídos e utilizados. Os dados estão disponíveis no formato aberto e há possibilidade de integração com outros sistemas governamentais via WS.
Fonte: Ministério do Planejamento e Orçamento