A plataforma pública do Governo Federal, Tramita.GOV.BR, permite o acompanhamento 100% digital dos processos administrativos eletrônicos, reduzindo o tempo de tramitação
Padronizar a tramitação dos processos administrativos pelas vias eletrônicas. Este é um dos muitos objetivos da plataforma Tramita.GOV.BR, lançada na última segunda-feira (7), pelo Ministério da Economia. Trata-se de uma nova ferramenta digital que estabelece a comunicação entre sistemas de processos administrativos eletrônicos (SPE), permitindo padronizar não apenas os processos administrativos, mas também documentos avulsos entre os diferentes órgãos da Administração Pública.
Quem pode usar
Todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O Tramita.GOV.BR também poderá ser cedido, por meio de termo de adesão, aos demais órgãos e as entidades dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Vantagens
De acordo com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital (SEDGG) do Ministério da Economia, o Tramita.GOV.BR traz mais transparência e agilidade, uma vez que permite a expedição e o acompanhamento 100% digital dos processos administrativos eletrônicos, reduzindo o tempo de tramitação, além de diminuir os custos financeiros e ambientais, já que elimina os gastos com impressão, armazenamento e envio físico.
Como aderir > > Siga o passo a passo para iniciar a implantação do Tramita.GOV.BR no portal do Processo Eletrônico Nacional (PEN).
Fonte: Casa Civil