Plataforma digital SouGov.br ultrapassa 800 mil usuários

Lançado em maio, app reúne mais de 30 serviços relacionados à vida funcional dos servidores federais, como envio do atestado de saúde, consulta ao contracheque e requisição de licenças

Desde que foi lançado, em 4 de maio deste ano, o aplicativo SouGov.br vem registrando uma crescente adesão dos servidores públicos federais ativos e aposentados. Já são mais de 800 mil usuários cadastrados e sua aprovação média, nas principais lojas de aplicativos do Brasil, continua alta: 4,6 na pontuação que vai até 5. Cerca de 77% dos usuários cadastrados (529 mil) são servidores ativos. Ao todo, a Administração Pública federal conta atualmente com cerca de 1,3 milhão de servidores ativos, aposentados, pensionistas e anistiados.

A performance é resultado do trabalho de uma equipe de servidores da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia que, desde 2020, tem se dedicado ao projeto SouGov.br. A proposta é torná-lo um canal único de atendimento aos servidores públicos federais ativos e aposentados e aos pensionistas e anistiados políticos do poder Executivo federal civil.

Veja como acessar o SouGov.br

No SouGov.br – disponível também na versão web – os servidores têm acesso a 25 serviços no modo autoatendimento como, por exemplo, consulta ao contracheque e férias, encaminhamento de atestado de saúde, cadastro ou alteração de dados bancários, e Banco de Talentos. Os aposentados, pensionistas e anistiados políticos contam, ainda, com a Prova de Vida Digital.

“O SouGov.br representa a transformação digital que estamos fazendo aqui dentro, na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal. E estamos fazendo essa transformação para ganhar eficiência, para melhorar o desempenho do gestor, para melhorar a qualidade da informação, a capacidade de relacionamento e a entrega de serviços e produtos. E, acima de tudo, essa transformação digital pretende atender bem ao servidor público brasileiro”, comemora o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Entre as solicitações que podem ser feitas pelo SouGov.br estão as licenças gestante, adotante e paternidade e todos os benefícios, juntamente com o cadastro do novo dependente, num mesmo pedido, o auxílio-transporte, e consultas ao contracheque, às férias e ao extrato de consignações, por exemplo. Também é possível cadastrar ou alterar dados da conta salário e incluir e gerenciar o currículo no Banco de Talentos.

Além disso, desde o dia 29 de outubro último, os chefes e substitutos dos órgãos e entidades da Administração Pública federal dispõem de um serviço exclusivo para o gerenciamento de suas equipes – o SouGov.br Líder. Por meio da nova funcionalidade, os líderes podem gerenciar férias e afastamentos de seus subordinados e obter outros dados que auxiliarão na organização do trabalho e na tomada de decisões.

Ao longo de 2022, as entregas continuam e, até fevereiro de 2023, o SouGov.br deve contemplar, pelo menos, 50 serviços aos usuários em um só canal, utilizando apenas o login GOV.BR. A equipe técnica do SouGov.br atua, ainda, nos aperfeiçoamentos necessários das funções já oferecidas, de modo a eliminar qualquer dificuldade no acesso do usuário.

Fonte: Portal do Servidor

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