Solução desonera infraestrutura do Portal e agiliza acesso a dados das contratações públicas
O Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) se consolidou como uma ferramenta crucial para a transparência e o acompanhamento das contratações governamentais.
Segundo o painel PNCP em números, já há mais de 1,5 milhões de contratações publicadas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos. Esse número, embora bastante significativo para a transparência, trouxe consigo um desafio: a sobrecarga da infraestrutura do portal.
Com a crescente integração de sistemas e o uso frequente de robôs para a coleta de dados, as APIs do PNCP têm sido submetidas a uma alta demanda, resultando em instabilidades e, por vezes, inacessibilidade temporária. Essa situação prejudica o acesso e a experiência dos usuários, além de comprometer a própria finalidade do Portal.
Para resolver essa situação, o PNCP implementou a Consulta incremental. Essa funcionalidade permite a consulta e coleta apenas das contratações que foram inseridas ou que sofreram alterações em um intervalo de tempo informado pelo usuário.
Consulta incremental e vantagens
Na Consulta incremental, em vez de solicitar o conjunto completo de dados a cada acesso, o usuário solicita apenas as modificações que ainda não obteve. Ao realizar esse tipo de consulta periodicamente, o usuário terá acesso a todas as informações atualizadas no PNCP sem a necessidade de coletar um grande volume de dados.
Para os usuários, esse tipo de consulta traz um retorno das informações muito mais rápido. A otimização do tempo de coleta e de processamento de informações economiza recursos computacionais. Além disso, diminui a carga sobre os servidores de dados do PNCP, melhorando a estabilidade e a disponibilidade dos serviços, já que reduz drasticamente o volume de dados trafegados. Assim, a Consulta incremental permite o uso mais eficiente e sustentável dos recursos do Portal, beneficiando tanto a infraestrutura quanto os usuários.
Fonte: Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP