Com adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação do MGI, cidade aposta em soluções que unem tecnologia e cooperação federativa para melhorar a vida das pessoas
Acidade de Porto Velho (RO) formalizou a adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O ato, assinado em 30/10, consolida a parceria entre o governo federal e o município, que passa a ter acesso a um conjunto de soluções gratuitas para aprimorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos locais.
Com a adesão, Porto Velho se junta a outros cinco municípios e 22 estados brasileiros que já participam do programa. A iniciativa foi lançada no início do governo como resposta à orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de aproximar o governo federal de estados e municípios, apoiando-os com soluções gratuitas e já testadas para aprimorar a gestão pública. No ano passado, o PNGI foi expandido para capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes.
O objetivo é apoiar os entes federativos na modernização da administração pública, promovendo a inovação, a digitalização de processos e o uso inteligente dos recursos públicos. De acordo com a ministra Esther Dweck, o PNGI é uma ferramenta concreta de transformação entre o governo federal, os estados e os municípios. “A gestão pública ganha eficiência quando compartilhamos conhecimento e soluções que já deram certo em outras regiões”, garante.
O município terá acesso a mais de 30 iniciativas do portfólio do MGI, nas áreas de transformação digital, compras públicas e capacitação de servidores. Entre as soluções prioritárias solicitadas por Porto Velho estão ContratosGov, Contrata+ Brasil e Autodiagnóstico de Maturidade Digital.
A equipe técnica do MGI acompanhará a implementação das iniciativas: dois gerentes de relacionamento da Diretoria de Inovação Governamental da Secretaria de Gestão e Inovação (Dinov/Seges) do ministério atuarão junto à prefeitura, em parceria com a Assessoria Especial de Cooperação Federativa (AECF), para apoiar a seleção e implementação das soluções mais adequadas às prioridades locais.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos








