Evento, promovido pelo Ministério da Gestão, encerrou a Semana do Servidor e contou com a participação de cinco ministérios
Organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Prêmio Reconhecimento Profissional 2023 agraciou, nesta segunda-feira (30/10), o total de 1.148 servidores públicos que atuam em todos os estados brasileiros por meio de cinco ministérios. O evento ocorreu simultaneamente nas Superintendências e Gerências Regionais de Administração do MGI, com a participação dos servidores e premiados, encerrando a Semana do Servidor, que iniciou no dia 22 de outubro.
Em Brasília, 297 servidores foram honrados com a premiação, que contou com a participação de ministros, secretários-executivos e representantes dos ministérios. O MGI foi o anfitrião da iniciativa, que existe desde 2021, e reconhece a contribuição feita dia a dia pelos servidores públicos na construção do país.
Além do MGI, servidores do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO); dos Povos Indígenas (MPI); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Fazenda (MF) foram contemplados. Reunidos, mais de 40 mil servidores ativos compõem os ministérios que participaram do Prêmio.
A ministra do MGI, Esther Dweck, iniciou sua fala com o anúncio de expansão, ao afirmar que o nome da premiação deve mudar para a edição do ano que vem, em razão do Ministério possuir uma secretaria de serviços compartilhados para integrar os demais órgãos citados.
“No fundo, é um prêmio coletivo dos cinco ministérios e podemos pensar em um nome que represente todo esse coletivo porque, ano que vem, será maior. Todos sabem que a Secretaria compartilhada terá mais ministérios a partir do ano que vem. Serão 13 ao todo. Hoje temos aqui cerca de mil agraciados, ano que vem não sei quantos mais serão”, anunciou Esther Dweck.
Servidor público há 26 anos, Cilair Rodrigues de Abreu, secretário de Serviços Compartilhados do MGI, se disse honrado em participar do encerramento da Semana do Servidor. “Eu entendo e sei a necessidade que nós temos de celebrar a nossa existência e nosso potencial de melhorar a vida de um conjunto de pessoas da sociedade. Desempenhamos um papel muito importante e que o trazemos para as futuras gerações são políticas públicas melhores para o cidadão”.
Dentro das categorias de premiação havia: Jubileu de Ouro, para servidores com 50 anos de serviço; Jubileu de Prata, para servidores com 25 anos de serviços, e Desempenho Profissional, com indicações feitas por cada Ministério devido ao mérito e reconhecimento de outros colaboradores da mesma área.
Reconhecimento
O chefe de gabinete do MDIC, Pedro Henrique Guerra, citou quão fundamental é o esforço do servidor na reconstrução das capacidades estatais e das políticas nacionais. Ele enfatizou a relevância de olhar para o passado e reconhecer quem contribuiu para o alcance de objetivos, pelos anos dedicados ao serviço público e pela criatividade na implementação de políticas públicas.
“Esse esforço passa pelo fortalecimento e pelo reconhecimento dos nossos servidores e o MGI é o exemplo mais claro desse processo porque não é estático e cuida da gestão, mas também pensa no futuro e na inclusão da inovação nesse processo. O Estado é uma obra contínua e esse governo tem isso muito claro”, avaliou.
“Enquanto Ministério também estamos sendo agraciados. É uma iniciativa que não só reconhece, mas valoriza todo o trabalho de todo nosso pessoal principalmente neste ano de reestruturação e reconstrução da política brasileira e da política indigenista”, disse Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.
Espírito Público
Para o secretário-executivo do MPO, Gustavo Guimarães, o Prêmio reflete o trabalho do espírito público que surte efeito no cotidiano de todos os brasileiros através das atividades de CLTistas, concursados, terceirizados, efetivos e comissionados.
“Nos últimos anos, nos momentos de crise, geralmente, é quando a sociedade mais precisa de ajuda e estamos lá para fazer o papel que muitas vezes só o Estado pode cumprir. O Prêmio homenageia exemplos que se destacaram, mas também enaltece um trabalho de formiguinha feito por todos nós, ao suarmos por um Brasil melhor”, afirmou.
A assessora especial do Ministério da Fazenda, Fernanda Santiago, enalteceu a figura dos servidores ao defini-los como aqueles permitem o cumprimento de agendas importantes ao fazer o Estado funcionar.
“Temos a consciência de que nossa entrega é possível porque servidores trabalham com alegria, apesar das exigências, e por isso conseguimos lidar com nossas questões e temos tempo para reconhecer essas pessoas”, agradeceu.
Confira as fotos da premiação (crédito Gustavo Alcântara/MGI): https://gemeosfotografia.smugmug.com/CORPORATIVO/301023-PREMIO-RECONHECIMENTO-PROFISSIONAL/n-B3hfh2
Fonte: Portal do Servidor