TransformaGov alcançou, em novembro, 150 órgãos e entidades federais, oito a mais que o previsto para o ano
O Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov) já está presente em 150 órgãos e entidades federais. A iniciativa da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (Seges/ME) para modernizar a Administração Pública Federal superou as expectativas de abrangência nacional. A meta para 2022 era alcançar 142 órgãos, que já foi superada antes mesmo de terminar o ano.
A marca foi alcançada, neste mês de novembro, com a adesão de três instituições de ensino federal: a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). De acordo com o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Renato Fenili, também merece destaque o alcance nas instituições federais de ensino superior. “Neste grupo, a meta era chegar a 38 instituições, mas já foram atingidas 46”, comemorou.
O TransformaGov foi instituído pelo Decreto 10.382/2020 e objetiva avaliar e modernizar a gestão estratégica dos órgãos integrantes da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. O programa oferece um pacote de ações e soluções de simplificação e modernização administrativa adaptado à realidade de cada órgão federal. O programa pactuou, até o momento, mais de 3.100 ações com os 150 órgãos, das quais cerca de 60% já foram concluídas.
Dentre as ações desenvolvidas, vale destacar duas recentemente introduzidas no portfólio do TransformaGov: o modelo referencial de dimensionamento da força de trabalho e a avaliação da proposta de cadeia de valor para instituições de ensino. São propostas de transformação institucional nas áreas de gestão estratégica, processos de trabalho, arranjos institucionais e estruturas organizacionais, serviços ao cidadão e pessoas.
Fonte: Ministério da Economia