Com a quinta edição em curso, quatro concluídas, 239 líderes formados e uma rede de egressos fortalecida, o programa reforça que investir em pessoas é acreditar no futuro do Brasil
Neste mês de outubro, o Programa LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes celebra cinco anos de existência. Nesse período, o programa desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) consolidou-se como política de Estado e referência nacional na formação de lideranças públicas inovadoras, humanas e comprometidas com a transformação do Brasil.
O que nasceu em 2020 como um projeto estratégico tornou-se um marco no fortalecimento da administração pública federal, ao apostar na valorização de servidores como protagonistas da mudança institucional. Hoje, o LideraGOV é reconhecido por formar líderes estratégicos, éticos e visionários, preparados para enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução.
“O ponto alto da trajetória do LideraGOV tem sido sua capacidade de se reinventar e acompanhar as demandas de um Estado cada vez mais complexo. A 5ª edição do Programa, por exemplo, trouxe um marco histórico: a reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas negras, pessoas trans, quilombolas e indígenas, tornando-se um modelo de ação afirmativa no setor público”, destaca Eduardo Almas, idealizador do LideraGOV e diretor de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas do MGI.
Essa medida, segundo Almas, representa muito mais do que inclusão: “Não é apenas uma ação afirmativa; é o reconhecimento fundamental de que a diversidade é a chave para a formulação de políticas públicas eficazes e equitativas. Lideranças que representam a pluralidade da sociedade garantem que as decisões do Estado sejam mais ricas, justas, democráticas e mais aderentes às necessidades de toda a população”, evidencia.
Reconhecimento que inspira
Priscila Aquino, coordenadora-Geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas do MGI, ressalta que, ao longo de sua história, o LideraGOV também conquistou reconhecimento público e institucional por sua contribuição ao fortalecimento da gestão de pessoas no serviço público brasileiro. Entre os destaques estão o Prêmio Convergência, o Prêmio Espírito Público e o Prêmio de Reconhecimento Profissional, este último recém conquistado, pelo seu caráter inovador e transformador.
“As premiações recebidas pelo LideraGOV refletem a força dessa iniciativa e a seriedade do trabalho desenvolvido. Elas mostram que o Programa não apenas forma líderes, mas também inspira a administração pública a seguir caminhos de inovação e diversidade. Os prêmios são um incentivo para que bons servidores mantenham seu engajamento diante de tantas circunstâncias difíceis. Para o Programa e para os egressos é a oportunidade de divulgação do trabalho e da importância de que os atuais gestores busquem os nomes da Rede LideraGOV para ocupação de cargos de alta liderança em seus times”, salienta Priscila Aquino.
Experiências transformadoras que vão além da gestão
Mais do que números, o grande legado do Programa LideraGOV está na transformação das trajetórias de seus participantes. Os relatos dos egressos demonstram que a iniciativa vai muito além das aulas formais, consolidando-se como um processo vivo de desenvolvimento e troca de experiências.
Para Bruno Parente, egresso da turma 1.0, o que mais marcou foi o caráter prático do Programa. Ele destaca as ferramentas oferecidas, que vão de estratégias de comunicação e engajamento até a elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal. Segundo o servidor, o diferencial está em estimular uma visão positiva das qualidades individuais, transformando-as em ponto de partida para mudanças concretas.
“Mais do que uma sequência de aulas e palestras, o processo é uma discussão viva, uma troca de experiências em grupo que se incorpora naturalmente ao nosso dia a dia. Isso nos torna líderes transformadores, sempre atentos às oportunidades de promover mudanças positivas e de buscar o melhor para o serviço público”, afirma o LideraGOVer.
Aprendizados que transformam vidas e carreiras
Outro relato que reforça a dimensão transformadora do Programa é o de Ueliton da Costa Leonídio, egresso da turma 4.0. Ele recorda que, ao se inscrever, não imaginava a dimensão do que encontraria. “Sempre tive interesse pela área de liderança e pela administração, mas o que vivi foi muito além de um curso: foi uma experiência transformadora, que me ajudou a ser uma pessoa e um líder melhor. O impacto não se restringiu ao campo técnico. Os aprendizados também se revelaram profundamente humanos. O LideraGOV me mostrou que liderar vai muito além da gestão: é sobre ser uma pessoa melhor e transformar realidades”, pondera.
Para Ueliton, o Programa não trouxe apenas práticas de gestão, mas sobretudo ferramentas aplicáveis à vida profissional e pessoal. “O LideraGOV me ensinou técnicas valiosas, como a escuta ativa. Evoluí não só como profissional, mas também como pessoa. Aprendi a me comunicar melhor, ouvir mais, ter empatia e compreender os outros. O Programa nos mostra que talvez não possamos mudar o mundo de uma vez, mas podemos transformar os espaços em que estamos. E isso é fundamental para qualquer líder”, conclui.
Redescoberta e propósito renovado
A trajetória de transformação também se reflete na experiência de Patrícia Baldez, egressa da Turma 2.0 do LideraGOV, que reviveu, por meio do Programa, o sentido de servir ao público com propósito e entusiasmo. “O LideraGOV é um marco na minha carreira como servidora. Estava em um momento bastante desmotivada quando me inscrevi e não esperava ser selecionada. Na trajetória de primeiro me conhecer, saber meu tipo de liderança, para depois liderar a mudança da minha unidade e me preparar para mudança de uma organização, redescobri meu espírito público. E isso foi um sopro de vida. A vida que agora dedico com orgulho e gosto para melhorar a de outros brasileiros”, aponta Patrícia.
Travessia de resistência, potência e transformação
Constituir-se como LideraGOVer é, para muitos participantes, um marco de transformação pessoal e profissional. Para uma das egressas, Jane Reis, mulher negra e doutora, essa conquista se compara a uma travessia árdua, repleta de desafios estruturais e estatísticos que ainda marcam a realidade do serviço público brasileiro. “A ponte que me viabiliza o acesso a cargos estratégicos é o LideraGOV, com todas as portas que o Programa já me abriu e ainda abrirá”, pontua.
Para Jane, a experiência no Programa também se soma a um processo coletivo de afirmação identitária: o QuilomboGOVer, espaço criado pelos egressos negros do Programa, que fortalece vínculos de pertencimento, resistência e valorização da identidade negra no setor público.
Entre as dimensões pessoais e profissionais, a servidora afirma que o LideraGOV a prepara para um papel ainda maior na construção de um Estado mais justo e plural. “Nesse misto profundo e por vezes antagônico entre o que sou enquanto mulher negra e servidora pública, sinto-me uma potência preparada para promover justiça social dentro e fora do meu trabalho. Quero contribuir efetivamente para que nossa sociedade e nossas relações sejam social e etnicamente referenciadas”. Assim, o LideraGOV não se limita à formação de gestores: torna-se uma ferramenta de transformação social, ampliando vozes, fortalecendo trajetórias e abrindo caminhos para lideranças mais diversas e representativas no Brasil.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos








