Programa TransformaGov fortalece presença na região Norte

Com a adesão da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, 72 órgãos e entidades já participam do Programa
Modernizar a gestão pública na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com ações nas áreas de gestão de processos de trabalho, arranjos institucionais e estruturas organizacionais. Esse é o objetivo do plano assinado entre o Ministério da Economia (ME) e a Sudam, no âmbito do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). As mudanças devem ser implementadas até outubro do próximo ano.
“A adesão da Sudam é um passo muito importante para nós, por sua atuação em 59% do território nacional, levando o desenvolvimento sustentável para os mais de 23 milhões de habitantes da Amazônia Legal”, comemora Cristiano Heckert, secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME. “A participação da região Norte no programa se iniciou com a adesão da Suframa em 2020 e se fortaleceu com o lançamento da rede do TransformaGov no Pará, em fevereiro deste ano.”
Entre as ações pactuadas estão o cadastramento e validação de informações sobre o órgão em um painel unificado, a melhoria da governança e o aprimoramento da gestão documental. Diversas iniciativas estão previstas para a área de gestão de pessoas, como o estudo da viabilidade da adoção do sistema de teletrabalho, além da implementação do banco de talentos e estabelecimento de perfis para ocupação de cargos em comissão de níveis 5 e 6.
Outro aspecto importante é a possibilidade de racionalizar espaços e compartilhar os custos entre órgãos e entidades públicas, com a participação da Sudam na identificação dos locais. Ainda com o intuito de reduzir o custeio com a manutenção administrativa também está prevista no plano de trabalho a implantação do TáxiGov – serviço de transporte administrativo de servidores.
Fonte: Ministério da Economia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp