Reforço orçamentário permite entrega de obras e manutenção em 5 mil quilômetros de rodovias na Bahia

Serão 20 ações prioritárias até abril no estado, além da retomada da conservação de estradas. Emenda constitucional do Bolsa Família ampliou orçamento do Ministério dos Transportes para R$ 18,8 bilhões em 2023

O reforço no orçamento do Ministério dos Transportes para 2023 já se reflete em benefícios diretos para a população da Bahia. Com os R$ 18,8 bilhões previstos para todo Brasil em 2023, foi possível retomar contratos de manutenção e conservação em cerca de 5,2 mil quilômetros de rodovias federais no estado e a definição de 20 empreendimentos dentro do Plano de 100 Dias de ações prioritárias do Governo Federal.

Nesta terça-feira (14), os aproximadamente 735 mil moradores da região metropolitana de Feira de Santana passaram a usar o rodoanel da cidade, que ajudará a pôr fim ao conflito de tráfego entre o trânsito local do município e os usuários da rodovia. Os motoristas e moradores da região terão passagem à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e à Avenida Jonas Rodrigues Sampaio – agora conectada, por um semicontorno, à BR-324/BA.

Serão aplicados no Plano de 100 Dias R$ 1,7 bilhão até abril na entrega e retomada de obras, novas contratações e assinatura de ordens de serviço em todo o país. Entre outros empreendimentos, por exemplo, estão previstos para a Bahia a duplicação da BR-116/BA, no trecho entre os km 425,21 e 427,75; e a pavimentação no trecho entre as estacas 1287 e 2084 da BR-235/BA.

Em abril, quatro licitações serão lançadas para cuidar da conservação das BR-116 (do Km zero ao 155), BR-020 (do Km 135,12 ao 212,10), BR-030 (do Km 842,3 ao 920) e BR-407 (do Km zero ao 232). Ainda em fevereiro, haverá nova contratação para obras de reabilitação na ponte sobre o Rio do Ouro e outra para a manutenção do viaduto sobre a BR-324/BA.

Orçamento

A emenda constitucional do Bolsa Família permitiu a ampliação do orçamento do Ministério dos Transportes dos R$ 6,6 bilhões previstos na Lei Orçamentária Anual para R$ 18,8 bilhões. Ao mesmo tempo em que permite concluir obras paradas e definir as prioridades para os primeiros meses de gestão, a pasta pode retomar os contratos de manutenção e conservação de estradas.

“Para reconstruir este país, nós precisamos investir em todas as áreas. Com o reforço no orçamento via emenda do Bolsa Família, teremos quatro vezes mais recursos para a Bahia em comparação ao ano passado. Essa é a mudança fundamental. Isso vai significar novas rodovias, mais empregos para o povo baiano e mais competitividade para este estado crescer”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Manutenção

Estado com a maior malha rodoviária sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Bahia terá aproximadamente R$ 810 milhões para retomar os serviços em 5,2 mil quilômetros de pistas que estavam sem atividade. Voltarão à normalidade ações de manutenção que estavam prejudicadas em 2022 como os serviços de roçagem, limpeza, desobstrução de valas de drenagem, sinalização e recuperação de pavimento.

O trabalho será realizado em diferentes segmentos de 15 rodovias federais, com o objetivo de garantir segurança e conforto nas vias. De acordo com o DNIT, apenas com a retomada dos serviços de manutenção, serão criados 5,7 mil postos de trabalho diretos e indiretos, beneficiando a população que vive no entorno dessas vias.

Fonte: Ministério dos Transportes

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