Operadora é responsável por mais de 1,6 mil quilômetros de trilhos na região Sudeste. Prorrogação deve ser assinada no segundo semestre de 2022
Foi aprovado por unanimidade pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (1º), o relatório que trata da renovação antecipada de contrato com a MRS Logística. Com a prorrogação do acordo firmado com a União, a operadora continuará responsável por mais de 1,6 mil quilômetros de trilhos na região Sudeste por mais 30 anos. A previsão é que o termo aditivo de prorrogação seja assinado no segundo semestre de 2022.
A matéria que passou pelo crivo dos ministros da corte prevê R$ 9,7 bilhões em investimentos e mais de 250 mil empregos gerados enquanto durar o contrato. O plano de negócios havia sido finalizado em outubro de 2020 e o relatório submetido à audiência pública, em novembro de 2021. O entendimento é que a renovação da concessão será fundamental para garantir mais inovação, fluidez e eficiência no transporte ferroviário, favorecendo o equilíbrio da matriz de transportes brasileira.
“Além de mostrar o sucesso do nosso programa de concessões, a renovação antecipada nos garante mais investimentos em infraestrutura de transporte, o que gera emprego e renda”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Com a renovação, a MRS vai aumentar a capacidade da ferrovia atraindo e diversificando o número de clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Pela ferrovia, que garantirá investimentos importantes nos portos do Rio de Janeiro e Santos, são transportados, principalmente, minério de ferro, produtos siderúrgicos, contêineres, açúcar e carvão. A estimativa é que mais de 200 toneladas de cargas passem pela linha férrea a cada ano.
Fonte: Ministério da Infraestrutura