Dicas são direcionadas aos responsáveis pelo desenvolvimento de serviços digitais na Administração Pública federal, podendo ser consultadas também por estados e municípios
A plataforma de relacionamento do governo com o cidadão – o GOV.BR –, conta agora com uma página específica de orientações sobre como qualificar a digitalização de serviços públicos. A Central de Qualidade é um espaço voltado a servidores da Administração Pública federal envolvidos no desenho, na implementação e na avaliação de serviços digitais.
Na página, os servidores podem simular, por exemplo, um autodiagnóstico sobre a qualidade da digitalização realizada. Por incentivar boas práticas na transformação digital, é um material que pode ser consultado também por servidores de estados e municípios que estejam digitalizando seus serviços.
A Central de Qualidade detalha, ainda, como deve ocorrer a avaliação de satisfação dos usuários e quais são os padrões de qualidade dos serviços públicos digitais. Atualmente, a avaliação média dos usuários dos serviços federais é de 4,28, de um total de 5. Neste momento são avaliados 800 serviços. Também é possível encontrar cursos para aprimoramento dos servidores e gestores envolvidos na transformação digital.
Dos 4,8 mil serviços públicos federais no GOV.BR, 84% são digitais. A meta definida na Estratégia de Governo Digital é atingir 100% no final de 2022. O modelo de qualidade na transformação digital dos serviços públicos está previsto na Portaria da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia nº 548, de 24 de janeiro deste ano.
Fonte: Portal do Servidor