Plataforma do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos comemora alta adesão dos usuários e amplia o acesso com funcionalidades para todos os cidadãos
O SOUGOV.BR, plataforma de gestão pessoas do Governo Federal, gerido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Diretoria de Soluções Digitais e Informações Gerenciais (DESIN), emerge como um modelo de referência para modernização de gestão de pessoas no setor público, que pode ser empregado por governos estaduais, distritais, regionais e municipais, e até em outros países, completou três anos no dia 4/5. O marco representa não apenas uma celebração do progresso da plataforma alcançado até agora, mas o impacto positivo provocado na simplificação e modernização no processo de gestão de pessoas no setor público, além de unificar os canais de atendimento, oferecendo serviços eficientes, modernos e transparentes, acessíveis facilmente nos mais diversos dispositivos tecnológicos.
Desde sua implementação, o SOUGOV.BR tem se consolidado como uma plataforma essencial para líderes, servidores ativos, aposentados, pensionistas, estagiários, ex-servidores, anistiados, e cidadãos interessadas em oportunidades de cargos sem vínculo com a administração pública, por exemplo. Conectando mais de 1,27 milhão de pessoas a mais de 200 órgãos em todo o país, o aplicativo permite que os usuários consigam acessar mais de 180 serviços de forma centralizada e acessível. O que antes era feito em diferentes canais e de forma burocrática, com maior exigência de informações e documentos, agora é realizado de forma simplificada.
O SOUGOV.BR é um agente na promoção de transformação digital sustentável, pois promove a melhoria da sustentabilidade ambiental, uma vez que converge com as tendências mundiais de menor consumo de papel, de redução da necessidade de deslocamento das pessoas, de menor consumo de energia, contribuindo com a redução da emissão gás carbônico. Além disso, são realizadas uma média mensal de 100 mil solicitações, que antes feitas em formulários de papel e agora são 100% digitais, podendo ser realizadas de qualquer lugar e a qualquer hora.
Desde sua criação, o SOUGOV.BR tem evoluído constantemente com funcionalidades importantes no autoatendimento. A maior adesão na plataforma é a de servidores ativos, com 98%. Entre as funcionalidades, os servidores podem consultar seus dados pessoais, funcionais e financeiros, incluindo o contracheque, podem realizar operações e solicitações como envio de atestados de saúde e solicitação de declarações, licenças e benefícios. Para cadastro de dependentes, licença gestante/paternidade/adotante, saúde suplementar, solicitações que exigem análise mais específica, as solicitações são encaminhadas para as Unidades de Gestão de Pessoas que, após análise do pedido, retornam com o resultado via aplicativo e notificação pelo e-mail cadastrado pelo usuário.
Destaque
Só no ano passado, o SOUGOV.BR recebeu dois prêmios, no 27º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O projeto “Transformação Digital e de Pessoas no Executivo Federal com a Plataforma SouGov.br” foi escolhido como a melhor proposta em votação aberta ao público, que contou com a participação de mais de 16 mil pessoas, na categoria do concurso que premia a Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal. Na categoria de escolha por critérios técnicos, a plataforma do MGI conquistou o terceiro lugar.
Com mais de 35 mil avaliações nas lojas de aplicativo, o SOUGOV.BR apresenta uma nota média alta. Os usuários elogiam, principalmente, a estabilidade do aplicativo, a facilidade de uso e a conveniência de ter acesso a diversas informações diretamente na palma da mão.
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos