Plataforma digital criada para os servidores disponibiliza mais de 45 serviços e já conta com mais de 1 milhão de usuários – 78% do público-alvo
Nesta semana, o SOUGOV.BR, plataforma digital destinada aos servidores públicos federais, completa um ano de existência e já coleciona importantes marcos para a transformação digital do setor público brasileiro. Nesse período, unificou o atendimento da maior folha de pagamento da América Latina – cerca de 1,3 milhão de servidores públicos civis ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal – e gerou eficiência de gastos estimada em cerca de R$ 430 milhões, recursos antes destinados ao pagamento da força de trabalho alocada no atendimento de atividades funcionais da Administração Pública Federal e que agora podem ser investidos em serviços para o cidadão. Gerou ainda uma economia de R$ 50 milhões em custos com papel, impressão, correspondências e deslocamentos.
Disponível no formato web e aplicativo para celular, o SOUGOV.BR digitalizou mais de 45 serviços em gestão de pessoas e criou mais 20 novas aplicações que automatizam boa parte do atendimento aos servidores públicos. Operações que demoravam cerca de duas horas e precisavam de terceiros para serem realizadas agora podem ser resolvidas pelo próprio solicitante em menos de 10 minutos. Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de 1 milhão de servidores públicos federais, número que representa 78% do total de ativos, aposentados e pensionistas.
Entre na página do SOUGOV.BR e saiba mais sobre todos os serviços disponíveis
“O SOUGOV.BR permite que o servidor ou aposentado resolva sua vida de onde estiver, sem precisar se deslocar até seu órgão de origem ou interromper seu expediente para isso. O serviço que ele precisa está agora disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, na palma da mão do usuário”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.
A oferta de serviços disponíveis para autoatendimento na plataforma permite que a força de trabalho das mais de 14 mil pessoas envolvidas nas unidades de gestão de pessoas dos órgãos seja direcionada para atribuições mais estratégicas e que atendam aos cidadãos. “Com o atendimento automatizado de vários serviços de gestão de pessoas, conseguimos agilizar a análise dos documentos solicitados por meio da plataforma. Isto permite a realocação de servidores para outras áreas, melhorando de forma significativa a prestação de serviços e o desenvolvimento de ações de inovação”, explica Caio.
Serviços como o comprovante de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda, lançado na plataforma em julho de 2021, reduziram gastos na ordem de R$ 70 milhões. Para esse cálculo, foi considerado o valor médio da hora de trabalho das equipes envolvidas, o tempo gasto para emissão do documento e a quantidade de atendimentos antes realizado presencialmente ou com a necessidade de intervenção técnica para a transação. Com o SOUGOV.BR, o comprovante pode ser retirado automaticamente, na hora, pelo próprio usuário.
O servidor Marcelo Bastos avalia como positiva a oferta de serviços de autoatendimento com o SOUGOV.BR. Ele tem uma filha de um ano, e precisou dar entrada no atestado médico para tratamento de saúde. “Fiz o pedido de cadastro, anexei o atestado e o sistema já preencheu o formulário. Apenas conferi os dados e dei um ok, foi muito prático”, elogia. Antes do serviço digitalizado, a entrega da declaração de afastamento por saúde era realizada presencialmente, e o servidor precisava se deslocar para entrega do documento em sua unidade de Gestão de Pessoas dentro de um prazo de até cinco dias.
Prova de Vida digital
Mais de 75% dos servidores aposentados e 52% dos pensionistas no Executivo Federal utilizam o SOUGOV.BR como ferramenta para realizar sua Prova de Vida, e assim continuar recebendo seus proventos. Um dos primeiros serviços a ser digitalizado na plataforma, a comprovação de vida é realizada em conjunto com o aplicativo GOV.BR, onde o servidor realiza sua biometria facial e acompanhar pelo SOUGOV.BR a situação cadastral.
Todos os anos, no mês do aniversário, os beneficiários precisam provar que estão vivos para continuar recebendo o pagamento. A comprovação de vida era feita exclusivamente de maneira presencial, na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. A possibilidade de realizar a prova de vida de qualquer lugar e a qualquer hora é uma das principais vantagens para os beneficiários.
Foi o caso do servidor público federal aposentado Márcio Almeida, que estava na Argentina quando chegou o momento de realizar sua prova de vida. “Isso facilitou muito para mim. É uma comodidade! Se não fosse possível realizar a prova de vida pelo celular, eu teria que ter ido até a agência bancária onde recebo meu pagamento. Achei muito boa essa nova tecnologia e não tive muita dificuldade em usar”, declara o aposentado.
Fonte: Ministério da Economia