O módulo Currículo e Oportunidades da plataforma SouGOV.BR auxilia servidores que buscam novas oportunidades dentro do serviço público federal
Nesta semana, o módulo Currículo e Oportunidades (antigo Banco de Talentos) da plataforma SouGOV.BR, que reúne mais de 40 serviços digitais exclusivos para servidores públicos federais, alcançou 200 mil currículos cadastrados. A ferramenta tecnológica apoia os processos de seleção interna e a gestão de talentos da Administração Pública Federal.
A ideia inicial surgiu em junho de 2018, quando foi lançado o aplicativo Sigepe Banco de Talentos. Depois, em julho de 2021, a funcionalidade foi migrada para o SouGOV.BR, sendo apresentada, ao final do mesmo ano, como Currículo e Oportunidades, uma vez que passou a publicar também os editais de processos seletivos para movimentação dentro da Administração Pública Federal.
Todos os servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional podem divulgar e gerenciar suas informações sobre formação acadêmica e demais qualificações, aptidões e experiências profissionais. O cadastro do currículo na plataforma SouGOV.BR é um dos requisitos para participar de processos seletivos. A Instrução Normativa nº 4, de 28 de dezembro de 2018, estabeleceu que as seleções públicas para a ocupação ou não de cargos, funções comissionadas e afins realizadas por órgãos ou entidades do Sistema de Pessoal Civil (Sipec) da Administração Pública Federal somente podem receber currículos de servidores encaminhados a partir do Banco de Talentos.
O servidor com currículo cadastrado em Currículo e Oportunidades, no SouGOV.BR, pode se candidatar a qualquer vaga divulgada no módulo, basta clicar em “Quero me candidatar”. Se necessário, o servidor também pode gerar um arquivo de seu currículo em PDF. Para solicitar afastamento para ações de desenvolvimento também é necessário ter o currículo cadastrado no SouGOV.BR.
Além disso, o banco de currículos funciona como uma ferramenta gerencial, auxiliando as unidades de gestão de pessoas numa distribuição mais assertiva e eficiente dos talentos profissionais dentro da administração pública federal.
Fonte: Portal do Servidor