Plataforma digital do governo federal soma agora 42 serviços exclusivos para servidores públicos ativos e beneficiários do Executivo federal
O Ministério da Economia apresenta nesta quarta-feira (15/12) mais oito serviços digitais que serão oferecidos na plataforma SouGOV.BR, exclusivamente para o público de 1,3 milhão de servidores públicos federais ativos e aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do poder Executivo federal. As novidades serão exibidas durante webinar que acontecerá às 14h30 no canal do Ministério da Economia no YouTube.
Lançado em maio de 2021, o SouGOV.BR encerra o ano com mais de 840 mil usuários e o quinto pacote de entregas, totalizando 42 serviços disponíveis na palma da mão. A previsão é que o aplicativo ofereça mais 37 serviços em 2022 e outros três, em 2023, somando 70 serviços digitais em um único canal.
Novidades
O destaque do pacote que está sendo lançado é o módulo Currículo e Oportunidades, onde os servidores poderão consultar, pelo aplicativo ou na versão web do SouGOV.BR, as vagas abertas para movimentações dentro da Administração Pública federal. Até o momento, a consulta às oportunidades estava disponível somente no Portal do Servidor.
A funcionalidade Currículo já era oferecida pelo SouGOV.BR – no antigo módulo Banco de Talentos – e permite o cadastro de currículos pelos servidores, facilitando os processos de seleção interna e gestão de talentos da Administração Pública federal. O sistema já conta com mais de 135 mil currículos cadastrados.
Outra novidade da plataforma SouGOV.BR é a solicitação de Certificado Digital totalmente gratuito e que permite a assinatura eletrônica dos servidores, especialmente para as chefias e para aqueles que precisam validar processos nos sistemas de governo.
O encaminhamento do Comprovante Extra Siape também está entre os novos serviços do SouGOV.BR. O documento é uma exigência legal aos servidores que têm mais de uma renda oriunda do governo, qualquer que seja o ente federativo. A Administração Pública utiliza as informações para avaliar se o pagamento a servidores públicos federais (ativos ou inativos) e seus pensionistas respeita o teto remuneratório.
Os usuários do SouGOV.BR passam a contar, ainda, com a funcionalidade Opção de Função, por meio da qual o servidor designado para uma função comissionada escolhe uma entre as três opções legais – FCT, DAS ou NES. Para completar o pacote de entregas, estão sendo lançados os requerimentos de Auxílio-Alimentação, Ajuda de Custo, Averbação do Tempo de Contribuição e Declarações de Aposentadoria e de Fundamento Legal.
Todos os serviços podem ser acessados tanto pelo aplicativo SouGOV.BR, no celular, quanto pelo computador. Confira a lista completa dos serviços disponíveis no SouGOV.BR.
Saiba mais sobre o SouGOV.BR, como baixar e acessar o aplicativo ou a versão web.
Fonte: Portal do Servidor