SOUGOV.BR ultrapassa um milhão de usuários

Em menos de um ano, 70% dos servidores públicos federais, aposentados e pensionistas passaram a se relacionar com o Estado a partir dos meios digitais

O aplicativo SOUGOV.BR ainda não completou um ano de vida, mas já é motivo de celebração. A solução digital implementada pelo Ministério da Economia acaba de alcançar a marca de um milhão de usuários, de um total de 1,3 milhão de servidores do poder Executivo federal. Pelo app é possível acessar, na palma da mão, mais de 40 serviços que facilitam e modernizam o relacionamento do servidor com o governo.

“O SOUGOV.BR representa a transformação digital aplicada dentro do governo, voltada para o atendimento das necessidades dos nossos servidores. Com o SOUGOV.BR, entregamos ao nosso público interno soluções digitais ágeis e com a mesma qualidade que entregamos a todos os cidadãos brasileiros”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “É inovação do início ao fim, desde a forma como a Administração Pública realiza o trabalho de gestão de pessoas em cada órgão e entidade, até o atendimento de cada servidor. E o mais importante: através do SOUGOV.BR, os servidores entendem como o meio digital pode melhorar a vida de todo mundo. É o governo atendendo pelo digital os cidadãos servidores que atendem digitalmente e presencialmente a população”, completa.

Os mais de 40 serviços disponíveis no aplicativo foram cuidadosamente desenvolvidos para o público de 1,3 milhão de servidores públicos federais. O trabalho envolveu um olhar atento à simplicidade, facilidade de acesso e combate à burocracia. O foco do aplicativo é 100% no usuário e em suas necessidades. Com ele, os servidores não precisam mais ir até uma unidade de gestão de pessoas para requerer seus benefícios ou cumprir seus deveres, como solicitar licenças, declarações ou entregar, por exemplo, um atestado de saúde.

Além de mais rapidez, comodidade e qualidade no atendimento ao servidor, a digitalização dos serviços na Administração Pública federal vem permitindo que a força de trabalho – antes utilizada para muitas atividades operacionais desgastantes e repetitivas – seja direcionada para atribuições mais estratégicas, que valorizem o público e estimulem novas políticas públicas de gestão de pessoas.

O que vem por aí

Ainda este ano, o SOUGOV.BR vai oferecer outros serviços aos seus usuários, como solicitação de licença para capacitação, registro eletrônico de frequência, pedidos de férias, aposentadoria e pensão. Os serviços atualmente disponíveis no ambiente web do Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) também serão totalmente migrados para o SOUGOV.BR, caracterizando definitivamente o aplicativo como o canal único de serviços ao servidor.

Fonte: Ministério da Economia

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