Objetivo da rede é fomentar ações e melhorias sustentáveis e mensuráveis nas áreas de transparências fiscal, accountability e participação inclusiva
ASTPC participou, nesta semana, da Reunião Geral de Delegados da Iniciativa Global para a Transparência Fiscal (Global Iniciative for Fiscal Transparency – GIFT). A rede foi criada em 2011 com o objetivo de fomentar ações e melhorias sustentáveis e mensuráveis nas áreas de transparência fiscal, accountability e participação inclusiva, por meio da promoção de incentivos, normas, troca de experiência entre os países membros, assistência colaborativa e uso de novas tecnologias.
No evento, além de uma sessão dedicada à comemoração dos 10 anos de criação da GIFT, que tem o Brasil como um dos membros fundadores, também foram discutidos temas ligados aos Portais de Transparência, à transparência de gastos em resposta à Covid-19 e a iniciativas de engajamento dos cidadãos no acompanhamento dos gastos públicos.
No painel de abertura, a auditora Cibelle Brasil apresentou os principais resultados e perspectivas da CGU para 2021 no que tange à transparência de informações públicas e ao avanço da política de dados abertos. Dentre as entregas mencionadas, destacou-se a publicação dos dados de aposentadorias e pensões, referentes a ex-servidores civis e militares do Poder Executivo Federal; e a abertura das informações públicas das notas fiscais de contratos e pagamentos realizados pelo Governo Federal, prevista no Plano Anticorrupção para ser concluída até dezembro de 2021.
Também participaram da reunião o o diretor de Transparência e Controle Social, Breno Barbosa; e o coordenador-geral de Governo Aberto e Transparência, Rogério Reis.
Fonte: CGU