Oito órgãos já utilizam o sistema que garante mais transparência e eficiência administrativa, além de permitir melhoria no relacionamento com o cidadão
O Ministério da Economia apresenta o Super.GOV.BR, Sistema Único de Processo Eletrônico em Rede do Governo Federal, que traz mais eficiência na gestão dos processos dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Com uma interface moderna, intuitiva e adaptada às necessidades dos servidores, a solução começou a ser utilizada em oito órgãos da administração pública federal. A implementação do sistema é uma iniciativa da Secretaria de Gestão (Seges), vinculada à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, órgão central do sistema.
O Super.GOV.BR já é utilizado na Controladoria-Geral da União, Presidência da República, Comissão de Valores Mobiliários, Advocacia Geral da União, Dataprev e nos Ministérios da Infraestrutura, das Comunicações e da Defesa. O sistema pode ser adotado por órgãos e entidades de todo o Poder Executivo Federal, com o diferencial de oferecer inovações como os módulos de gestão documental e de publicação integrada ao Diário Oficial da União, o acesso externo por meio da conta gov.br, e assinatura avançada, integração com o Sistema Compras Contratos, além de uma nova interface.
“A plataforma garante a padronização e a manutenção de documentos via processos digitais, o que aumenta a eficiência da gestão pública e a transparência dos processos de trabalho. O sistema poderá ser acessado por qualquer cidadão por meio de login no GOV.BR, pelo computador ou celular”, destacou o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Leonardo Sultani.
De acordo com Sultani, a expectativa é haver significativo ganho de desempenho dos servidores nos processos de trabalho, com mais transparência e agilidade nas atividades. “Com uma solução sob governança do Governo Federal, também teremos mais autonomia para aprimorar o sistema de acordo com as necessidades da administração pública”, acrescentou.
Diferenciais do Super
Com o sistema, os usuários têm acesso à assinatura eletrônica de documentos e a uma interface moderna, nos padrões dos atuais sites e sistema de governo. A plataforma oferece, ainda, modelos padronizados de documentos com base no Manual da Presidência da República e permite, também, a criação de modelos de documentos pelos usuários.
O Super.GOV.BR foi desenvolvido a partir de sistemas já existentes, o que representa um ganho de recursos e de tempo com a criação de novas plataformas. A implementação de ferramentas que otimizem e ampliem o uso de processos eletrônicos na administração pública tem como foco melhorar a eficiência e agilidade dos serviços públicos para a sociedade.
Conheça o Super.GOV.BR e saiba mais em gov.br/super.
Fonte: Ministério da Economia