Rodovia federal é a principal rota de ligação do estado de Mato Grosso do Sul ao litoral paranaense e catarinense
O Ministério da Infraestrutura liberou, nesta sexta-feira (7), duas travessias urbanas do Contorno Norte de Maringá, na BR-376/PR. Uma das estruturas fica no cruzamento da Avenida Kakogawa (km 6,8) e a outra na Avenida São Judas Tadeu (km 6,2). As obras foram executadas por meio de convênio entre a pasta e a prefeitura do município, com recursos repassados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Foram realizados serviços de terraplenagem dos encontros das estruturas, drenagem, pavimentação, sinalização, dispositivos de segurança, instalação de sistemas de controle de tráfego sub-base e drenagem, além de proteção ao meio ambiente. Os viadutos têm entre 40 e 44 metros de extensão, respectivamente, e 13,45 metros de largura, contam com duas faixas de tráfego, além de uma passagem para pedestres.
Relevância
Por meio da parceria entre o MInfra, via DNIT, e a prefeitura local, estão previstas outras seis interseções do tipo, que possibilitarão mais acessos para o município, com investimento total de R$ 24,8 milhões. As travessias beneficiam aqueles que vivem no município e nas áreas de influência, além de integrar as vias urbanas, reduzindo os riscos decorrentes do tráfego de longa distância e oferecer maior fluidez e segurança viária à população local.
A BR-376/PR, onde está inserido o Contorno Norte de Maringá, é a principal rota de ligação do estado de Mato Grosso do Sul ao litoral paranaense e catarinense, além de ligar a região norte e noroeste do estado à capital e litoral, beneficiando o turismo e a escoação de produtos agrícolas, pecuários e industriais.
Fonte: Ministério da Infraestrutura