O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) se associou à campanha nacional em socorro às vítimas da enchente histórica que afeta o Rio Grande do Sul. Lançada pelo governo gaúcho, a campanha tem a adesão da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros-Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) e do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNTPC).
As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última semana deixaram, até o final da manhã desta segunda-feira (6 de maio), 83 mortos, e há dezenas de desaparecidos. Dos 497 municípios gaúchos, 336 já tiveram estado de calamidade pública reconhecido pelo governo federal. Nesse cenário, o Sistema Tribunais de Contas se prontificou a apoiar e mobilizar seus integrantes para ajudar na captação de doações.
O presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva (TCE-RO), destacou a importância da mobilização. “Diversos tribunais de contas já ingressaram nessa missão. Hoje, todos os brasileiros devem voltar suas orações e recursos para ajudar nossos irmãos gaúchos”, afirmou.
Doações
As doações podem ser realizadas na conta SOS Rio Grande do Sul, chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul, o banco estadual gaúcho. O Código QR dessa conta está disponível neste link. A campanha centraliza a ajuda financeira para o socorro imediato às vítimas e a posterior reconstrução da infraestrutura dos municípios atingidos. A transparência da alocação dos recursos será garantida por fiscalização e auditoria realizadas pelo poder público.
Fonte: TCE/PR