Para celebrar a data, a Diretoria do Fundo Nacional de Segurança Pública promove o II Encontro Nacional do ComprasSusp, que ocorre desta terça-feira-feira (27) até sexta-feira (30), em Belém (PA)
A plataforma do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública (ComprasSusp) completa, em maio, um ano desde a sua criação. A ferramenta gerencia mais de cem atas de registro de preços e de R$ 7 bilhões em licitações.
Para celebrar a data, a Diretoria do Fundo Nacional de Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), promove o II Encontro Nacional do ComprasSusp, que ocorre desta terça-feira (27) até sexta-feira (30), em Belém (PA).
Inovadora em praticidade e garantia do interesse público para as contratações voltadas à segurança pública em todo o Brasil, o objetivo da plataforma é simplificar o processo de compras e dar maior transparência e economicidade às aquisições por meio de planejamento nacional, conforme acordado com os entes federativos.
O encontro contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e de autoridades de segurança pública paraense, além da participação de representantes dos órgãos de Segurança Pública de todo o País. O evento visa promover a integração e a inovação no processo de contratações e aquisições destinadas ao Susp e a otimização do uso dos recursos do FNSP.
Para a diretora do Fundo Nacional, Camila Pintarelli, o ComprasSusp é um dos maiores avanços em gestão e estruturação na segurança pública, e a prova disso são os números que ele apresenta. “Em menos de um ano, foram mais de R$ 7 bilhões licitados e 135 representantes de todas as forças de segurança e defesa social diretamente engajados na construção dos processos licitatórios.”
Segundo Camila, “ao nos valermos do alcance Federativo do Fundo Nacional e do instrumento jurídico da ata de registro de preços, conseguimos alavancar a transparência, democratizar o processo de escuta dos entes federativos e dar andamento àquelas licitações que realmente vão ao encontro das necessidades das forças de segurança e defesa social dos estados, municípios e Distrito Federal”.
O coordenador-geral de Licitações e Contratos do FNSP, Márcio Homem, ressalta que o encontro busca democratizar as compras na área de segurança pública por meio da integração entre as instituições, com foco em inovações tecnológicas. “O objetivo é que os entes Federados tenham melhoria em padrões de bens e serviços aplicáveis e eficientes na área da segurança pública, na modernização conjunta de equipamentos e tecnologias, na inovação no processo de compras, no ganho de escala e qualidade, na economia de tempo e recursos.”
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública