Você conhece todas as características fundamentais do BIM?

Com a publicação da Lei nº 14.133/2021, a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) para as obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação.

Ou seja, é mais do que necessário para um órgão entender todas as características fundamentais deste software, não é mesmo?

É preciso que os órgãos e entidades da Administração Pública brasileira estejam preparados para esse novo marco regulatório, e construam um processo de integração entre as diversas disciplinas, desde o planejamento até a pós-ocupação.

A correta adoção do BIM traz, dentre os diversos benefícios à Administração Pública, melhoria técnica da qualidade dos projetos e das obras, bem como a otimização da gestão do empreendimento público, uma vez que tende a eliminar aditivos, reduzir custos, facilitar o acesso às informações, auxiliar na tomada de decisões, inibir desvios de conduta e ampliar a transparência.

Características do BIM:

O BIM pode ser utilizado em todas as etapas de um projeto, desde o estudo de viabilidade até a operação do edifício. Portanto, confira alguns pontos para cada etapa:

  1. Estudo de viabilidade

Imagine sua edificação já construída no terreno, e agora você pode verificar a vista de cada ambiente, a insolação ou as interferências com os vizinhos. Com o BIM isso é possível. Hoje temos tecnologias de mapeamento 3D com nuvens de pontos

 que possibilitam trazer todas as informações do terreno e do entorno para o modelo.

Essas ferramentas para pequenas obras ainda não valem a pena, mas para projetos um pouco maiores, para terrenos com inclinações ou com entornos complicados, essas informações farão toda a diferença.

  • Projeto BIM

As novas exigências dos órgãos públicos, inúmeros novos materiais e formas de construir, fazem com que os projetos, mesmo de médio porte, fiquem mais complexos. Os projetos BIM podem te ajudar nisso! A visualização em 3D e as ferramentas de identificação de interferências (clashs) melhoram a qualidade do projeto e facilitam a vida do projetista. Também é possível utilizar vistas do modelo e inserir no detalhamento do projeto.

A integração entre a lista de matérias e o BIM é mais um ponto chave.  Com isso, você poderá comparar as compras de empreendimentos parecidos que já foram executados, com o modelo atual. Essa auditoria vai melhorar a qualidade do projeto e verificar possíveis perdas na obra.

  • Planejamento BIM

Na etapa do planejamento você pode utilizar ferramentas como o Navisworks, integrar o Excel ou Project ao modelo BIM. Essa integração permite que você insira o parâmetro tempo aos elementos.

Isso possibilita a visualização da sequência da construção em 3 dimensões, simulações de cenários e ainda verifica se alguma parte do modelo acabou ficando de fora, melhorando a qualidade e assertividade do planejamento.

  • Orçamento da obra

Um dos maiores desafios de um empreendimento é construir dentro do orçamento. Por isso, as ferramentas BIM ajudam nessa missão permitindo a adição de parâmetros de custo ao modelo. Atualmente, até a versão mais recente da TCPO já vem com codificação BIM.

A adição dos parâmetros custo e tempo ao modelo possibilitam a realização de simulações do cronograma físico financeiro da obra. Nele, você pode trocar o tipo dos materiais, a forma de construir ou o número de pessoas na obra. Às vezes, o aumento do custo dos materiais pode diminuir o tempo de construção, aumentando a lucratividade final.

A montagem desses cenários ainda é complexa, mas tem evoluído rapidamente em conjunto com o BIM, trazendo uma poderosa ferramenta para o planejamento do seu futuro empreendimento.

  • Execução com BIM

Além de todas as aplicações citadas acima que ajudam a execução, os diversos aplicativos compatíveis com o BIM permitem que você tenha todas as informações do empreendimento no celular ou tablet.

Já imaginou você estar no 10º andar, ficar com uma dúvida no projeto que está lá no térreo? Com os projetos em BIM você poderá acessar rapidamente do seu celular e verificar a situação. Mas isso você já tem no Google drive, certo? As visualizações do projeto BIM permitem que você veja situações não detalhadas no projeto, como um desvio de prumada ou se uma eletrocalha passa por baixo de uma viga.

Fonte: https://thorusengenharia.com.br/o-que-e-bim/

Se você ainda não conhece todas as caratcterísticas fundamentais do BIM precisa assistir a palestra de Washigton Luke [Diretor de Engenharia da VALEC] no #CONBIMXP!

Veja o currículo do especialista e palestrante que estará conosco no 1º dia de evento!

Faça sua inscrição no BIM EXPERIENCE agora mesmo e seja parte do futuro da Administração Pública com a CON!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp