Aproximadamente 4.900 serviços oferecidos pelo Governo Federal já estão acessíveis pela plataforma GOV.BR. Desse total,1.666 foram transformados nos últimos três anos.
Sabia que 1.666 serviços públicos que, até 2019, eram apenas prestados no balcão já podem ser acessados pela internet? Esses serviços são disponibilizados pela plataforma GOV.BR e são prestados por 104 órgãos órgãos e entidades do Governo Federal. Atualmente, 73% do total de serviços já estão disponíveis na versão digital ou parcialmente digital.
O saque do abono salarial, a obtenção da carteira de trabalho e a solicitação do seguro-desemprego são alguns exemplos dos serviços digitais disponíveis por meio da plataforma. Isso significa mais facilidade para os mais de 122 milhões de cidadãos que se relacionam anualmente com a Administração Pública Federal por meio do login único do GOV.BR.
A disponibilização de serviços públicos também na versão digital faz parte da Estratégia de Governo Digital (EGD). A iniciativa, descrita no Decreto nº 10.332/2020, estabelece que cabe à Secretaria Especial de Modernização do Estado da Secretaria Geral da Presidência da República (Seme/SG), em conjunto com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, coordenar e monitorar a execução da Estratégia de Governo Digital.
Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República