Lançada há um ano, plataforma de relacionamento com servidores, aposentados e pensionistas do Executivo federal permite programação de férias e avaliação de serviços, entre outras aplicações
A plataforma de relacionamentos em gestão de pessoas voltada a servidores públicos, aposentados e pensionistas civis do Executivo federal – SOUGOV.BR – já conta com mais de 60 serviços unificados em um mesmo canal digitalizado de atendimento. As últimas funcionalidades atualizadas foram apresentadas na última semana, durante webinar promovido pela Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia. As novidades incluem programação de férias, requerimentos automatizados de saúde, cadastramento de beneficiários e avaliação de serviços pelos usuários.
Lançado há um ano, o SOUGOV.BR já atende a 1,1 milhão de usuários, o que representa 85% do seu público-alvo, ofertando serviços através do login único do GOV.BR. Por meio da plataforma, a equipe da SGP estima uma economia de R$ 52 milhões com a redução de despesas, como uso de papel, impressões e serviços de correios, além da otimização, em mais de R$ 430 milhões, nos gastos destinados ao atendimento de pessoal.
Para os próximos meses, a expectativa é implementar o acesso a serviços de controle e registro de frequência do servidor, previdência, abono de permanência, moradia e pensão, cadastro de estagiários e licença capacitação, entre outras funcionalidades. A transformação digital na Administração Pública, acelerada com o SOUGOV.BR, permite que a força de trabalho das equipes envolvidas em gestão de pessoas dos órgãos do Executivo federal seja direcionada para atribuições mais estratégicas.
Novos serviços
Um dos serviços mais esperados para inclusão na plataforma é a migração do módulo para a programação e homologação de férias, completando a funcionalidade que antes permitia apenas a visualização dos períodos marcados. O serviço está disponível na área de autoatendimento do SOUGOV.BR, com todas as opções já presentes no Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) – sistema antes utilizado pelo servidor e chefia para essa rotina – com melhorias na acessibilidade, tornando o processo mais intuitivo.
Quando o servidor finaliza a marcação e envia o formulário, a chefia recebe uma notificação e, no próprio SOUGOV.BR, homologa as férias. É importante o servidor manter os dados cadastrais atualizados para a celeridade da notificação da atual chefia imediata. No extrato de férias, é possível fazer a consulta detalhada e reprogramá-las quando necessário.
O módulo de assistência à saúde suplementar também recebeu importantes atualizações voltadas ao recadastramento do servidor. Em menos de cinco minutos, o beneficiário pode atualizar seus dados, sem a necessidade de envios manuais de formulários e comprovantes, pois tudo acontece de forma automatizada. As solicitações que não forem concluídas de forma automática, como o caso de encerramento do benefício, serão encaminhadas para análise, deferimento e lançamento pela unidade de gestão de pessoas do órgão de origem do servidor.
Fonte: Ministério da Economia