O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi premiado na categoria de inovação em processos organizacionais no Poder Executivo federal, estadual e distrital do 26º Concurso Inovação no Setor Público pela iniciativa SUPRA – Supervisão Avançada – Gestão e Fiscalização. Ao todo, foram submetidas 283 iniciativas de todos os Estados, as quais passaram por um processo de avaliação, chegando na fase final com 18 iniciativas divididas em três categorias.
Iniciativa de natureza inovadora e estruturante, o SUPRA – Supervisão Avançada é um processo informatizado, desenvolvido e implementado no DNIT que resultou em transparência e disponibilidade de informações de obras em tempo real, tornando o acompanhamento das obras mais eficiente e dinâmico, possibilitando tomadas de decisão mais assertivas e aumento da qualidade dos serviços prestados à sociedade.
A banca julgadora avaliou a inovação do projeto, considerando os resultados alcançados, o grau de eficiência na utilização de recursos, o impacto para o cidadão, os mecanismos de transparência e o controle social. Foram premiadas três iniciativas por categoria, e o SUPRA conseguiu o troféu da categoria 1 obtendo o direito ao uso do selo inovação da ENAP entre outros prêmios.
O Coordenador-Geral de Construção Rodoviária Substituto, Alisson Jobim Pereira Nascimento, destacou que receber a premiação no setor público representa o reconhecimento e a valorização do trabalho desenvolvido pelo DNIT na transformação do processo de acompanhamento de obras do órgão, incentivando a inovação e a transparência. Citou, ainda, que o trabalho ocorre desde 2016, com diversas etapas e que, hoje, o projeto se encontra consolidado para a Autarquia executar trabalhos mais dinâmicos e eficientes.
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) promove anualmente o Concurso Inovação, que reconhece e valoriza equipes de servidores e de colaboradores que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas. Além de reconhecer essas iniciativas, o prêmio promove a disseminação das práticas em nível nacional. Tudo isso com o objetivo de aumentar a qualidade dos serviços prestados à população e tornar o Estado cada vez mais eficiente, proporcionando melhores resultados, diminuindo custos, engajando o cidadão e transformando a sociedade.
Fonte: Dnit